RESUMO CIRURGIA DENTES INCLUSOS DEFINIÇÃO
Por: Leticiacanabarro • 29/9/2019 • Resenha • 4.516 Palavras (19 Páginas) • 357 Visualizações
RESUMO CIRURGIA
DENTES INCLUSOS
DEFINIÇÃO:
Por um motivo qualquer não romperam a mucosa bucal, retidos intra ósseo ou submucoso, impactados ou não, seja qual for sua posição em relação ao dente vizinho e/ou a mandíbula, sempre tendo como base a data de sua erupção. (hoje considerada normal de 18 a 21 anos).
No exame de anamnese buscamos:
• 1)História patológica pregressa; • 2)Questionamento quanto ao uso de medicamentos;
• 3)Prévios fenômenos alérgicos.
No exame laboratorial
• Procuramos avaliar o estado do paciente quanto a presença ou não de: infecção, alergia, doenças sanguíneas, tumores, que por ventura, são detectados pelo exame de sangue, urina, fezes, catarro, etc.
Avaliação e conduta pré-operatória –
Em sua maioria das vezes sob anestesia local, sem qualquer tipo de sedação. - Em pacientes inquietos, nervosos e que apresentam instabilidade cardiovascular, muitas vezes, serão realizadas cirurgia com acompanhamento de uma sedação oral leve. Como por exemplo: Bromazepan na dose de 3 a 6 mg para adultos.
Pacientes portadores de doenças sistêmicas graves,
Muitas vezes necessitam de atendimento na modalidade da anestesia local assistida. Contudo, serão tratados em ambiente hospitalar e sob o monitoramento de um médico anestesiologista, ainda que, a anestesia utilizada seja a anestesia local aplicada pelo cirurgião dentista;
• - O médico anestesiologista, caso considere necessário, poderá fazer uso de medicação endovenosa sedativa, para diminuir o estresse causado pelo procedimento cirúrgico
A anestesia geral será bem indicada para:
• - Grupo de pacientes com elementos dentários de difícil acesso,
- Para cirurgias longas,
- Em pacientes que apresentam dificuldade na colaboração,
- Em crianças muito pequenas,
- Pacientes com neuropatia
- Indivíduos com distúrbios comportamentais.
Doenças e condições sistêmicas de interesses especiais na odontologia
***************Cardiopatias que requerem profilaxia antibiótica:
1) Válvula protética;
2) Endocardite bacteriana prévia;
3) Doenças e malformações congênitas;
4) Prolapso mitral com regurgitação;
5) Cardiomiopatia hipertrófica.
************ Cardiopatias que não requerem profilaxia antibiótica:
1) Prolapso mitral sem regurgitação;
2) Sopro cardíaco funcional;
3) Enxertos coronarianos autógenos;
4) Marca-passos.
Hipertensão arterial (PA):
Deve ser aferida PA antes de qualquer procedimento programado. PA na faixa de 140/90 no seu diadia, e no aferimento desta PA anterior ao ato cirúrgico, for de 150/90, estará liberado para realizar o procedimento.
• Obs importante: Pacientes portadores de PA sistólica 180 mmHg e a diastólica acima de 110 mmHg, estarão estritamente contra indicados procedimentos cirúrgicos. Não esquecer, que em pacientes hipertensos, não devem receber mais de 100 microgramas de adrenalinas, por sessão (4 tubetes e meio).
Diabéticos
Níveis de glicemia mais estáveis no período da manhã. Deve se recomendar que as doses de insulina ou do hipoglicemiante oral utilizado, sejam feitas como de rotina, bem como, também seguir sem alterações a ingestão de alimentos.
• Obs: Estes pacientes por apresentarem maior riscos de infecção, sempre deve-se ser indicado o uso da antibiótico terapia profilática, ou seja 2g de Amoxicilina, 1 hora antes do ato cirúrgico, caso este, não tenha alergia a penicilina.
Gravidez
Estabilidade e conforto no segundo trimestre da gravidez. Razão pela qual, os procedimentos eletivos de cirurgia de dentes inclusos, devem ser indicado no 4º, 5º ou 6º mês do período gestacional
Uso de medicamentos anticoagulante
Todo o paciente que faz uso da medicação anticoagulante ou do ácido acetilsalicílico (AAS), necessitarão de interrupção no uso desses medicamentos, na fase pré-operatória.
A decisão de quando interromper e de reiniciar é de responsabilidade do médico assistente; normalmente é interrompida 24h à 48h antes do procedimento e reiniciada 24h a 48h após. Salvo, em casos especiais, o período pode ser mais longo.
Discrasias sanguíneas (DS):
Deve ser exigido exames laboratoriais pré-operatórios.
Entretanto, a indicação desses exames, deve estar fundamentada em uma anamnese positiva e bem realizada. Não há indicação para solicitação de exames sanguíneos, em pacientes saudáveis e sem história de sangramento importante.
TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA
A seleção dos medicamentos pré-operatório será baseada nas condições:
a) Condições sistêmicas do paciente;
b) Avaliação Clínica;
c) Exame de Imagem;
• O uso de Antibióticos profilaticamente para a cirurgia de dentes retidos, deverão obedecer a conduta da associação americana de cardiologia, para prevenção da endocardite bacteriana.
MATERIAIS: NÃO COLOQUEI
Causa de Dentes Retidos inclusos e/ou semi-inclusos
a) Sob ponto de vista local;
b) Sob o ponto de vista geral ou sistêmico;
Causas locais
• 1- Os dentes se tornam impactados devido o inadequado comprimento do arco dental e espaço para a sua erupção;
• 2- Por serem dentes com erupção tardia;
Causas locais Para a maioria dos autores
[pic 1]
Causas Gerais
• - A explicação mais razoável para a crescente incidência de dentes retidos, refere a redução evolutiva e gradual dos maxilares humanos, muito pequenos para acomodar os terceiros molares.
• - Notamos também a ausência congênita dos terceiros molares superiores e inferiores
...