USO DE FIBRINA RICA EM PLAQUETAS E LEUCÓCITOS (L-PRF) EM ALVÉOLOS APÓS EXODONTIA: Relato de caso
Por: dra.kauana • 20/11/2022 • Tese • 5.302 Palavras (22 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1][pic 2]
KAUANA TURETTA KRAMMER
LUCAS THOMAZELLI ARENT
USO DE FIBRINA RICA EM PLAQUETAS E LEUCÓCITOS (L-PRF) EM ALVÉOLOS APÓS EXODONTIA: Relato de caso.
Balneário Camboriú
2018
KAUANA TURETTA KRAMMER
LUCAS THOMAZELLI ARENT[pic 3]
USO DE FIBRINA RICA EM PLAQUETAS E LEUCÓCITOS (L-PRF) EM ALVÉOLOS APÓS EXODONTIA: Relato de caso.
Projeto de Pesquisa ao Curso de Graduação em Odontologia, da Faculdade AVANTIS, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel.
Orientadora: Fernanda Boabaid Jordanou, Doutora em Morfologia Professora da Faculdade Avantis.
Balneário Camboriú
2018
RESUMO
[pic 4]
O Plasma rico em fibrina (PRF) desenvolvido por Choukroun tem sido muito utilizado em cirurgia oral e maxilo facial devido a propriedades benéficas, como na intensidade e velocidade da vascularização de tecidos possibilitando a regeneração dos tecidos. Este concentrado plaquetário apresenta processo de reparação utilizando amostra de sangue do próprio paciente, sendo submetido ao processo de centrifugação obtendo-se uma membrana de fibrina, rica em fatores de crescimento e leucócitos. Como se trata de um procedimento econômico e com ótimos benefícios, o objetivo do presente estudo de relato de caso é avaliar como um potencial biomaterial para a manutenção da arquitetura óssea após exodontias. Sendo assim, torna-se relevante verificar se o L-PRF será suficiente para promover uma boa regeneração óssea e tecidual.
Palavras-chave: regeneração óssea. Regeneração tecidual. Fibrina.
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVOS 5
1.1.1 Objetivo Geral 6
1.1.2 Objetivos Específicos 6
1.2 HIPÓTESE (s) 6
1.3 JUSTIFICATIVA 6
2 METODOLOGIA PROPOSTA 7
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
3.1 O SANGUE 8
3.2 COAGULAÇÃO 9
3.3 CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS E ALVÉOLOS PÓS EXODONTIAS 9
3.4 REABSORÇÃO ÓSSEA 11
3.5 L-PRF 12
3.6 PROTOCOLO PARA A PRODUÇÃO DE L-PRF POR CHOUKROUN 14
4 RISCOS E BENEFÍCIOS 15
4.1 RISCOS 15
4.2 BENEFÍCIOS 15
5 DESFECHOS primário e secundário 15
5.1 DESFECHO PRIMÁRIO 15
5.2 DESFECHO SECUNDÁRIO 15
6 CRONOGRAMA 16
7 ORÇAMENTO FINANCEIRO 17
8 REFERÊNCIAS 18
9 APÊNDICES 19
APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 19
10 ANEXOS 22
INTROdução
Atualmente, no mundo avançado da odontologia a preocupação é grande com os aspectos de remodelação tecidual e óssea, bem como do tecido mole, nos quais falhas podem levar ao comprometimento posterior da reabilitação. Porém, é conhecido que a cicatrização de um alvéolo fresco pós exodontia compreendea remodelação óssea e reparação dos tecidos moles, acometendo mudanças dimensionais na arquitetura do rebordo original durante os 3 primeiros meses. Visando a manutenção deste arcabouço original, diversas formas de tratamento foram propostas.
Neste sentido, a fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF), o qual é um biomaterial de origem autógena (do mesmo indivíduo), pode ser uma excelente alternativa no processo de cicatrização e remodelação tecidual.
Como esses biomateriais são formados pelos componentes celulares sanguineos a partir da sua centrifugação imediata, é de fundamental importância compreender os componentes do sangue e suas funções. Além disso, o entendimento do protocolo correto para cada indicação clínica é essencial (MARQUI et al, 2017).
Portanto, no presente trabalho serão abordados os componentes do sangue, o protocolo L-PRF (por Choukoun) e suas indicações na odontologia. A indicação escolhida para apresentação será o tratamento de alvéolos frescos pós exodontia com o plug extraído a partir do L-PRF comparado ao grupo controle sem preenchimento. Após o período de 3 meses o paciente será submetido a novos exames tomográficos para comparar a manutenção do volume ósseo obtido.
Este material de enxerto autólogo, em tempo prolongado, libera fatores de crescimento. O advento do L-PRF se dá por um meio de acelerar a neoformação óssea sendo uma constante na área odontológica e médica, isso se dá através de pesquisas sobre a influência das células sanguíneas juntamente com biomateriais aplicados no organismo humano na busca da aceleração de cicatrização (CANELLAS et al, 2018).
...