O Plano de Atividade
Por: Hilvane • 16/2/2020 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
CASO CLINICO 3
CONTEXTO HOSPITALAR - MONITORIA
HILVANE GABRIELLE DA SILVA FERREIRA
26156124
I.M.C, 8 anos, sexo masculino, diagnosticado com Rabdomiossarcoma, está internado no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo para começar seu tratamento e primeira sessão de quimioterapia, sendo acompanhado pela mãe. Reside no interior do estado do Pará com a mãe, pai e dois irmãos mais velhos; Estuda no 4º ano de uma escola pública próximo de sua residência; Brinca com seus amigos na praça próximo da escola; Suas atividades preferidas são: jogar futebol e corrida de carrinhos. A criança queixou-se de vomito, fraqueza e dores no corpo.
Com base em seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, elabore um planejamento de uma atividade, na qual possa ser realizado em ambiente hospitalar.
Belém / PA
2019
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
- TIPO DA ATIVIDADE:
Atividade Lúdica. - Mesa de Pebolim Portatil
- OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
- Proporcionar um ambiente acolhedor e amenizar o sofrimento hospitalar
- Resgatar a participação do brincar, por meio de atividades que antes lhe eram prazerosa.
- MODELO TEÓRICO/ TÉCNICA:
Modelo lúdico.
- METODOLOGIA/DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
A atividade proposta consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando "jogar futebol" numa mesa, sendo este portátil para que o paciente possa jogar no local onde está deitado, levando em consideração suas queixas e limitações. Os jogadores usam figuras montadas em barras rotatórias para "chutar" uma bolinha até o gol do adversário. O vencedor pode ser definido ao se atingir um placar pré-determinado ou em partidas por tempo, estabelecidos as regras do jogo junto à criança antes de iniciar a partida.
- ANÁLISE DA ATIVIDADE
A atividade desafia aspectos psíquicos como atenção e concentração, além da mobilidade funcional. Para uma melhor efetividade, é necessário um espaço com boa temperatura, interesse e participação do paciente.
- MATERIAIS/RECURSOS TERAPÊUTICOS:
Mesa de Pebolim Portatil; recurso humano.
- DURAÇÃO/TEMPO DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE:
20 a 30 minutos.
...