A HIDRO-OZONIOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE CICATRIZAÇÃO EM ATROPELAMENTO
Por: Daniela Frediani • 23/8/2019 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
A HIDRO-OZONIOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE CICATRIZAÇÃO EM ATROPELAMENTO
Daniela F L Frediani 1, Sílvia Gouvea Calian2
1-Profissional autônomo, Pós-Graduação em Homeopatia, Acupuntura, Mestre em Engenharia Biomédica e Especialista em Medicina e Saúde Quântica, São Paulo/Sp/Brasil.
danielavethomeopata@hotmail.com
2-Graduanda em Medicina Veterinária, Universidade Presidente Antônio Carlos(UNIPAC), Juiz de Fora/MG/Brasil.
silviagcalian@yahoo.com.br
Hidro-Ozonioterapia, Cicatrização de ferida, Canis familiaris, Medicina Complementar
Relato de caso
Histórico: Foi trazido a clínica Veterinária Homeopatas de Juiz de Fora-MG para ser atendido um paciente Canis familiaris, SRD, macho, 7 anos, que em 31 de Maio de 2014 fora atropelado, sendo atendido em caráter emergencial em outra clínica e recebeu sutura, antibióticos a analgésicos. Após 2 semanas, retornou ao clínico que o atendeu apresentando uma necrose disseminada na pata esquerda. Com um prognóstico ruim, foi indicada a amputação.
Exame físico: paciente apresentava dor
crônica no MAE, necrose, desvitalização
do membro, frieza com deficiência circulató-
ria, hiperestesia, encurtamento do membro,
prostração, apetite reduzido, temperatura normal e trauma psíquico muito forte, fazendo se esconder de todos.
Diagnóstico: através do exame clínico
e Anamnese com Proprietários.
Tratamento: início em 11/06/14 à Hidro-Ozonioterapia, onde o animal foi colocado em banheira de fibra com água morna a temperatura de 28o C e o equipamento ligado por 15 minutos, totalizando 14 sessões, com intervalo médio de 2 a 3 dias e associado a Essências Vibracionais Florais Fisioquantic, via oral, como complemento auxiliar ao trauma físico e emocional promovido pelo atropelamento. Datas das sessões: 11, 14, 16, 18, 21, 25 e 28 de junho, 02, 09, 16, 23 e 30 de julho, 06 e 13 de agosto de 2014.
Evolução: Houve início do processo de cicatrização com 3 dias, quando o tecido necrosado foi removido e a hiperestesia foi sendo reduzida, atuando positivamente para recuperação da ferida.
Conclusão
A Hidro-Ozonioterapia foi utilizada para remover o tecido necrosado e a fibrina, ativando a cicatrização, além de hidratar e melhorar a circulação periférica e a isquemia ocasionado pelo trauma. A combinação da Hidro-Ozonioterapia com as Essências Vibracionais Fisioquantic demonstrou ser muito benéfico não somente pela ausência de efeitos colaterais, mas promovendo o reequilíbrio emocional e físico do paciente e acelerando o processo de recuperação o que gerou uma satisfação e felicidade dos proprietários, principalmente porque foi evitada a amputação do membro e a evolução da infecção evitando o uso de antibióticos e cicatrizantes por tempo longo.
...