ATIVIDADE AVALIATIVA DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA PROVA FINAL
Por: barbara2108 • 14/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 1.714 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA
PROVA FINAL
(PBL)
QUESTÃO 01 - Um animal da espécie felina, quatro anos de idade, macho, inteiro, SRD com 3,1 kg foi levado ao Hospital Veterinário com o histórico de prostração, anorexia, anuria, prostração com evolução há dois dias, não sendo mais observado pelo proprietário em atividade mictória nas últimas 24 horas. Animal havia ido ao veterinário há 2 meses atrás por causa de uma briga, e depois ficou bom. Este tinha livre acesso à rua e apresentava vacinação e vermifugação regularizada. Ao exame clínico foram evidenciados:
∙ Temperatura retal de 38,7 0C; ∙ Debilidade músculo-esquelética;
∙ Desidratação moderada à intensa;
∙ Mucosas (oculares, oral e peniana) pálidas; ∙ Taquipnéia;
∙ Havia sensibilidade aumentada na região epi e mesogástrica, aparente renomegalia bilateral e intensa repleção e sensibilidade vesical à palpação abdominal;
Assinale verdadeira (V) ou falso (F) para as respectivas afirmações descritas abaixo.
( F ) A etiologia da doença do trato urinário inferior de felinos é multifatorial incluindo urólitos como carbonato de cálcio, estresse, cistite intersticial e vírus como possíveis causadores, no presente caso. O possível fator etiológico segundo o exame de urina são os urólitos de estruvita.
(__) Importante quando animal está obstruído e em uremia, é realizar fluido terapia para minimizar estes efeitos
(__) Os sinais clínicos do paciente com SUF são obstrução com uma uremia renal, sendo necessário restabelecer o fluxo urinário através de cateterização com sonda rígida ou flexível.
(__) No exame de urina se o paciente apresentar infecção de trato urinário complicada, será indicado a utilização de antibióticos de amplo espectro de ação por um período de 2 dias.
(__) Este paciente não necessita restabelecer o fluxo urinário iniciando o protocolo por massagem da uretra distal seguido da compressão vesical
Assinale a alternativa CORRETA referente ao caso acima:
A) F, V, F, F, V
B) V, F, F, F, V
C) V, V, V, V, V
D) V, V, F, F, F
E) F, F, V, F, F
QUESTÃO 02 Proprietário relata que saiu de casa pela manhã após banhar o animal com BUTOX, quando chegou encontrou o animal inquieto, andando desorientado de um lado para o outro, foi tentar pega-lo e o animal o mordeu. Ao exame clinico o veterinário observou inquietação, sialorréia, TR = 39,5ºC, midríase, excitabilidade, taquicardia e taquipnéia. Cão 18 kg. Marque a alternativa que compreende o provável diagnóstico.
- Parvovirose
- Intoxicação por Carrapaticida
- Ehrlichiose
- Intoxicação por Rodenticida
- Ataque cardíaco
QUESTÃO 03 – Os tipos de fluidos ministrados de forma endovenosa em animais desidratados compreendem:
A) Sol. Hipotônica, Sol Hipertônica, Sol Isotônica e água
B) RL, RS, SF, Manitol.
C) RL, RS, SF.
D) Agua, Gatorade, agua de coco
E) Sol hipotônica (RL), sol Hipertônica (NaCl 0,9%), Sol Isotônica (RS)
QUESTÃO 04- Os medicamentos podem administrados por diversas vias. Assinale a alterativa que compreende a via de maior para menor absorção.
- EV, SC, IM, VO
- IP, VR, VO, IM
- EV, SL, VR, IM
- SC, IM, IP, EV
- EV, SC, IM, VO
QUESTÃO 05 - A contenção física se faz necessária nos procedimentos veterinários, visando segurança ao veterinário e ao paciente.
I – A mordaça em cães deve ser realizada somente em dolicocefálicos ou normocefálicos
II – Animais arredios/bravios podem ser contidos quimicamente
III – O cambão não deve ser utilizado com cautela, com risco de estrangulamento e traumas
Estão corretas as alternativas:
A) I, II, III
B) II
C) I, III
D) II, III
E) I, II
QUESTÃO 06 Um filhote, de 1,9 kg chega ao HOVET após ser atropelado e resgatado na rua. Ao chegar o proprietário relata o quadro emergencial e o MEDVET deverá tomar qual conduta?
- Fazer a ficha, anamnese e exame clínico
- Estabelecer a volemia, aferir TR e aplicar antibiótico e anti-inflamatório
- Estabelecer a Volemia, estabelecer a ventilação adequada, fazer exame clinico
- Fazer a ficha, anamnese, estabelecer a volemia e aplicar corticosteróides
- Estabelecer a ventilação adequada, estabilizar a volemia, aplicar antibióticos, analgésicos, orticosteróides e ficha clinica
QUESTÃO 07 (1,0 ponto) Um canino, cocker spaniel americano, 12,4 kg, estava internado em uma clinica veterinária e recebeu alta. O proprietário notou que o animal estava muito gordo e resolveu levar ao HOVET para uma nova avaliação. Ao exame clinico foi observado que o animal apresentava um quadro de hiper-hidratação. Qual a conduta a ser tomada?
- Suspender imediatamente da fluidoterapia
- Ministrar diuréticos osmóticos
- Realizar drenagem (via punção aspirativa)
- Ministrar diuréticos de alça
- Mandar o animal para casa
QUESTÃO 08 Felino, SRD, 5 anos, foi levado ao HOVET com queixa de queda de pelo. Ao exame clinico foram observadas áreas de alopecia em região de focinho (figura abaixo), eritema, prurido, reflexo otopodal/auriculopodal negativo, animal reside no Lago Norte/DF, TR = 37,5 C, mucosas normocoradas, hemograma normal,.US apresentou hepatoesplenomegalia.
[pic 1]
- Exames complementares solicitados:
Solicitar raspagem e histopatológico, exame bioquímico, exame de cultura da amostra fungicida.
- Provável Diagnóstico: Esporotricose.
- Tratamento indicado (se tiver): furanil em forma de spray com analgésico para ajudar no tratamento da infecção. Alantol para ajudar na cicatrização do eritema. Intraconazol para tratamento da infecção fúngica e inserção do colar elisabetano para evitar que o contato do paciente com a infecção.
QUESTÃO 09 American Staffordshire, 4 meses de idade, 18 kg é levado ao HOVET com queixa de não ganhar peso, proprietário relata que desde filhote o animal sempre brinca com os filhos de 3 e 4 anos, e há 3 dias está mais quieto, não quer comer e quando bebe água vomita as vezes mas não está defecando. Ao exame clínico o parâmetros estavam normais e observou-se no Hemograma leve leucocitose.
...