Casos de impotência coeundi
Por: Bruna1605 • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
CASO 1 – Cão, 5 anos, semi-domiciliado. Apresenta gotejamento de secreção serossanguínea pelo óstio prepucial e aumento de volume localizado à palpação prepúcio. Animal tem dificuldade de expor o pênis.
CASO 2 – Cachaço reprodutor, 3 anos, vive em sistema de confinamento de granja suína, em galpão fechado, cimentado, e se refuta a montar há duas semanas.
CASO 3 – Cão, 6 anos, reprodutor de um canil de Pastor Alemão. Há 3 meses tem estado mais cansado, com mais sono, teve aumento de ganho de peso, rarefação pilosa, principalmente na região da cauda e no focinho. Proprietário refere diminuição da libido.
CASO 4 – Leão, 3 anos, vive em cativeiro em um zoológico com mais 3 fêmeas em idade reprodutiva e um macho inteiro de 6 anos. Apresenta fraco comportamento sexual e interesse pelas fêmeas.
CASO 5 – Cavalo, 7 anos, apresenta inchaço na região do escroto, com dor intensa à palpação, sinais de inflamação e hematomas na região perineal. Apresenta relutância à monta natural. Convive com outros animais em um piquete.
CASO 6 – Ovino, 3 anos, apresenta abscesso em prepúcio com drenagem de secreção piossanguínea. Mucosas prepucial e peniana muito avermelhadas e aderidas. Há histórico de abortamentos em primeiro trimestre de gestação e falhas reprodutivas na propriedade.
CASO 7 – Touro nelore, 7 anos, reprodutor, criado a pasto. Reluta em cortejar e montar nas fêmeas, apresenta edema de prepúcio, prolapso da mucosa prepucial, incapacidade de expor o pênis, úlceras de mucosa peniana e prepucial, com feridas e necrose de tecido.
CASO 8 – Cão, dois anos, inteiro. Apresenta pênis exposto, com edema, laceração e pontos de necrose na mucosa. Animal apresenta dor e mantem-se constantemente lambendo a região genital. Proprietário refere comportamento de hipersexualidade e fêmea contactante em cio.
CASO 9 – Garrote de 2 anos de idade, de alto valor genético, selecionado para reproduzir. No exame andrológico, animal expõe parcialmente o pênis (5 cm), com a glande “dobrada” em direção ao óstio prepucial.
CASO 10 – Jumento transportado para outra fazenda, chega ao local apresentando ereção do pênis que se mantem pelas 4 horas seguintes, com ressecamento progressivo da mucosa. Animal recebeu medicamentos tranquilizadores para facilitar o transporte.
...