ETOGRAMA DE COMPORTAMENTO COTIDIANO E RELACIONADO A INTERAÇÕES COM OUTROS ANIMAIS EM GATO
Por: gabiveloso2 • 23/11/2018 • Seminário • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 844 Visualizações
Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Morfofisiologia Veterinária
Disciplina: Comportamento Animal
Professores: Amilton Raposo e Jamilly Erica
Aluna: Gabriela Campos Veloso
ETOGRAMA DE COMPORTAMENTO COTIDIANO E RELACIONADO A INTERAÇÕES COM OUTROS ANIMAIS EM GATO
THE,06/07/2017
INTRODUÇÃO
O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal da Família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.
O convívio entre o homem e o gato existe desde 4 mil anos antes de Cristo. Foram encontrados afrescos e pinturas funerárias de gatos caseiros das primeiras dinastias egípcias. Encontrou-se no Egito uma grande variedade de múmias de gatos. Algumas são envolvidas em tiras de pano entrecruzadas formando um desenho bicolor. Discos redondos representam as narinas e os olhos, sendo as orelhas imitadas com folhas de palmeira. Outras são encerradas em sarcófagos de madeira, de bronze ou de barro.
O papel dos animais de companhia muda de acordo com a evolução da sociedade humana. Após mais de 9.500 anos de domesticação os gatos estão cada vez mais próximos dos seres humanos, assumindo um importante papel na manutenção da saúde e equilíbrio mental de indivíduos e famílias. Os benefícios da presença de gatos e de outros animais de companhia para a vida humana são extensamente documentados. Além do alívio do isolamento, do aumento da autoestima e de constantes estímulos cognitivos, o contato com animas de companhia promove benefícios fisiológicos, como o controle da pressão arterial e o alívio dos sintomas do estresse.
O aumento do número de gatos como animais de companhia é um fenômeno mundial. A população felina excede a canina em alguns países da Europa e nos Estados Unidos da América. Independente das peculiaridades dos gatos domésticos que atraem o homem desde a sua domesticação, o crescimento populacional de gatos domiciliados é paralelo ao crescimento da população abandonada, que tem como destino a vida nas ruas e abrigos
OBJETIVOS
Descrever o comportamento cotidiano do gato doméstico e o comportamento referente a interação com outros animais da residência.
METODOLOGIA
A atividade foi desenvolvida por meio de observações sistemática e qualitativa dos principais comportamentos analisados em gato doméstico em residência em suas atividades cotidianas mais frequentes e do comportamento referente a interação com outros animais.
Como objeto do estudo comportamental observou-se uma gata denominada Lua, SRD, de apenas 1 ano de idade.
As observações foram realizadas durante 02 dias estendendo – se do dia 04 de junho a 05 de junho de 2017. As observações foram das 14h00min às 15h30min.
Para a elaboração do etograma foram descritas todas as ocorrências de comportamentos durante o período da tarde expressos pelo animal durante o período de observação, a fim de identificar a rotina e as atividades desenvolvidas pelo felino, assim como a interação com outros animais presentes na residência influencia em seu comportamento.
RESULTADOS
Para as observações feitas obteve-se como resultado os seguintes etogramas.
Etograma de todas as ocorrências:
Limpeza: A gata deitada sobre a cama, lambe por cinco vezes a própria barriga, descendo para ponta do rabo. Em outro momento curva as patas e lambe de 5 a 8 vezes cada uma, sacudindo-as rapidamente depois.
Espreguiçar: A gata espreguiça-se deitada esticando as patas dianteiras e curvando as patas traseiras, permanecendo em posição dorsal
Fuga: Chega uma visita à residência, a gata entra no quarto do dono, pula por cima de uma pequena estante até chegar em cima do guarda roupa alojando-se em uma caixa de papelão.
Parado ativo: Em cima do guarda roupa a gata permanece sobre a caixa com a cabeça voltada para baixo e em outros momentos com olhar reto e fixo, com as orelhas em pé observando.
Explorar: Sai de cima do guarda roupa, pula sobre o chão, voltando a circular pela casa. Em outro momento a gata pula sobre uma mesa de estudos senta sobre as patas traseiras e dianteiras por cima de uma capa de notebook, ao ver alguém mexendo no computador ao lado da mesa aproxima-se e e encosta querendo brincar com o mouse.
Rolar: Em uma área na frente da casa a gata deita-se e esfrega-se no chão rolando para direita e esquerda consecutivamente.
Beber água: A gata sobe em cima de uma pia e começa a miar para que a torneira seja aberta para que possa beber água e refrescar-se com um ‘’banho’’ como de costume, quando a torneira é aberta bebe aos poucos. Comportamento referencial de outro felino da residência.
Interação: Esfrega a cabeça a perna de seu dono de pé sobre as quatro patas. Após isso começa a miar para seu dono e senta-se sobre as patas traseiras.
...