Falha renal em cães
Resenha: Falha renal em cães. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrorezende • 10/1/2015 • Resenha • 836 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
Insuficiência renal canina: entenda tudo sobre essa condição que afeta os rins dos cães
Insuficiência renal canina
(Imagem: Shutterstock)
A insuficiência renal ocorre devido a algum problema nos rins ou algo que comprometa a sua função. Desde problemas de má-formação congênita de órgãos. Doenças do sistema urinário, como as cistites, e até a presença de cálculos (ou pedras) que obstruam o fluxo normal da urina podem ser motivos para ocorrência desse quadro. Cães idosos ou que sofram de problemas do coração como a insuficiência cardíaca são mais propensos terem insuficiência renal.
A insuficiência renal é uma situação em que os rins não funcionam adequadamente e tem diversas causas. Pode ocorrer com qualquer cão e com os gatos. No entanto, algumas raças parecem ter maior predisposição a esse problema, como os cães da raça Pastor Alemão, Beagle, Cocker Spaniel, Shi tzu, Lhasa apso e Rottweiler, principalmente aqueles que tenham idade mais avançada.
Sintomas de insuficiência renal canina
Os sintomas são muitos e podem variar conforme o caso, possivelmente apresentando-se bem inespecíficos e comuns a outras doenças
Insuficiência renal em cães
(Imagem: Shutterstock)
Perda de apetite.
Perda de peso.
Vômitos frequentes.
Constipação ou diarreia frequente, inclusive situações em que ocorrem de maneira alternada.
Cegueira repentina.
Depressão.
Febre.
Mau-hálito e presença de feridas na boca.
Convulsões (principalmente nos casos crônicos).
Cães com insuficiência renal podem sofrer graves anemias. A produção de um hormônio chamado eritropoetina fica comprometida. Esse hormônio é fundamental para o organismo, responsável diretamente pela produção das células vermelhas, as hemácias do sangue.
As insuficiências renais podem ser consideradas de certa forma como "doenças traiçoeiras", pois os sintomas muitas vezes não são óbvios e podem ficar "escondidos" por muito tempo sem que o proprietário perceba qualquer alteração no hábitos e no comportamento padrão do seu animal de estimação. Por isso, ao observar qualquer dos sintomas descritos acima, procure por um veterinário o mais rápido possível. Sem que um veterinário examine o seu cão e realize exames laboratoriais, é impossível realizar o diagnóstico da insuficiência renal.
Saiba tudo sobre as causas da insuficiência renal nos cães
Insuficiência renal pode ocorrer de dois tipos: aguda e crônica
Insuficiência renal em cães
(Imagem: Shutterstock)
Uma das razões para os casos agudos de insuficiência renal ocorrem em função da ingestão de produtos tóxicos, inclusive pordutos usados para matar lesmas em jardins, que, mesmo quando ingeridos em pequenas doses, podem levar à morte por insuficiência renal aguda.
Animais que tenham suspeita da ingestão desse tipo de veneno devem ser encaminhados a atendimento veterinário de urgência, pois, se não tratadas, a intoxicação pode levar à morte de um cachorro em poucas horas.
Outro motivo relevante para que ocorra a insuficiência renal aguda é a ocorrência da Leptospirose, uma doença que é transmitida por ratos e pode contaminar os cães e os humanos. Em caso de suspeita dessa doença deve-se procurar por um veterinário imediatamente.
Nas situações de insuficiência renal crônica, a doença desenvolve-se lentamente. Doenças como pielonefrite, má-formação dos órgãos e obstruções do trato urinário, além da leishmaniose
...