Influenza aviaria
Por: luiscoms • 12/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 294 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Influenza aviaria
O objetivo desse resumo é falar sobre como os avicultores do estado de Minas Gerais estão lidando com o avanço da Influenza Aviaria (IA) ou gripe aviaria, doença que está afetando aves domesticas e silvestres em vários países. Por ser uma doença fatal para as aves e que também afeta os humanos, os avicultores junto ao governo de Minas estão viabilizando testes de triagem em frangos de granja, com objetivo de garantir a sanidade das criações. Casos da doença no Chile preocupam o país, pois a migração das aves de lá ao Brasil pode acarretar na transmissão da doença.
Com o avanço da doença pelo mundo e com o Brasil ainda livre dela, estados com Minas Gerais irão lucrar com a exportação de aves para os países afetados, e com a safra de grãos aumentando e a baixa nos preços, os avicultores terão uma oportunidade grande de lucrar com novas exportações, abrindo espaço para um mercado mais nobre e com preços de venda mais elevados.
É importante a precaução em relação à gripe. Não permitir que as aves entrarem em contadas com aves silvestres livres, pois elas podem transmitir a doença para a criação. Higienizar sempre os equipamentos, usar roupas limpas e equipamentos de proteção ao manusear as aves. Segundo a OIE, a doença se espalha pela Europa, África, América do Norte e recentemente houve casos no Chile, o qual preocupa o Brasil. Somente no último dia 3, foram registrados casos da doença na Dinamarca, Polônia, Finlândia e Camarões.
A Influenza Aviaria tem como principais sintomas, a secreção ocular e nasal, apatia, queda na produção de ovos e deformação nos mesmos, hemorragia e inchaço na região do pescoço e cabeça.
Fontes:
http://www.crmvmg.org.br/novoportal/Principal/home.aspx
http://www.oie.int/
http://adapec.to.gov.br/
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/
...