O APARELHO RESPIRATÓRIO
Por: Gabrielapam • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 743 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
APARELHO RESPIRATÓRIO
O aparelho respiratório é constituído por:
Nariz: Nariz Externo
Cavidade Nasal
Faringe: Espaço da cavidade que tem uma via de acesso é comum tanto para o respiratório como para o digestório.
Região nasofaringe
Região laringofaringe
Laringe
Traquéia
Brônquios
Bronquíolos
Caminho da respiração – narina, cavidade nasal, faringefaringe, (cartilagens: epiglote, cricóide, aritinóide), traquéia se divide pela carina traqueal e se transforma em brônquios, que por sua vez se dividem e se transformam em bronquíolos, ductos alveolares, alvéolos e por fim a troca gasosa que chamamos de hematose.
FUNÇÃO:
Tem a função de fornecer níveis adequados de oxigênio para os diferentes tecidos do corpo através do sistema circulatório e ao mesmo tempo remover o dióxido de carbono produzido nesses mesmos tecidos que é altamente prejudicial.
PODE SER DIVIDIDO EM:
Porção Condutora – se estende desde as narinas externas ate os bronquíolos.
Além da condução de ar, esta região do sistema também é responsável pela limpeza, umidificação e resfriamento ou aquecimento do ar.
Compreende: Cavidade nasal/ Seios paranasais/ Órgão Vomeronasal/ Nasofaringe/ Laringe/Faringe/ Traquéia/ Pulmão (Brônquios e Bronquíolos).
Cavidade nasal-
Região vestibular -> Mucosa vestibular
Região respiratória-> Mucosa respiratória
Região olfatória -> Mucosa olfatória
Região Vestibular – Mucosa vestibular
Epitéilio estratificado pavimentoso
Lâmina Própria
Obs: Pelos / Glândulas
Porção de transição – está presente em alguns animais e é formada pelos bronquíolos respiratórios – estruturas que conduzem e trocam gases.
Porção respiratória – é formada pelos ductos alveolares e pelos alvéolos.
Mucosa respiratória – Possui: epitélio peseudo estratificado colunar ciliado/ células caliciformes (produzir muco)/ lâmina própria/ glândulas mistas (serosa e mucosa)/ Vasos sanguíneos
Região Olfatória- é uma região especializada para a olfação localizada nos cornetos etmoidais, nos cornetos dorsais adjacentes e no septo nasal.
Mucosa olfatória-
Epitélio Olfatório- células colunares ou sustentação basal
Lâmina própria- vasos/nervos / glândulas olfatórias (Gl. De Bowman)
*Possui neurônios – bipolar e sensitivo
Glândulas de Bowman – refrescam a superfície epitelial e asseguram que a mesma molécula odorífera não provoque uma resposta prolongada de forma repetida.
Seios Paranasais- Servem para diminuir o peso do crânio. São causa de sinusites em bovinos pela discórnea sirurgica. São espaços no interior dos ossos maxilar, frontal, etmoide, e esfenoide do crânio, sendo continuo com a cavidade nasal.
Mucosa: Epitélio pode ser cúbico, pavimentoso ou pseudoestratificado colunar ciliado, possui menor porcentagem de células caliciformes e glândulas nasais nesta região do que na cavidade nassal propriamente dita.
Faringe- É caudal ás cavidades nasais sendo uma via comum de passagem para o ar e o alimento. Nos ruminantes a faringe recebe e transmite o alimento regurgitado para a boca.
É a região de passagem tanto de alimento quanto de oxigênio.
Nasofaringe- Mucosa – nasofaringe (1a. Porção)
Epitélio pseudoestratificado colunar ciliado
Lâmina própria Mucosa – orofaringe (2a. Porção)
Epitélio estratificado pavimentoso
Lâmina própria (possui além da tonsilas, abundante
tecido linfático difuso e agregado)
...