O Tumor Vascular Esplênico
Por: DraAtzori • 2/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 365 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
- Órgão:
Baço.
[pic 3]
Figura 1- Foto tirada na aula prática de anatomia patológica
- Descrição:
A parte da peça analisada apresenta uma massa focalmente extensa e recoberta de forma parcial por omento aderido. Devido ao seu aspecto, a massa é classificada como um tumor.
- Diagnósticos diferenciais:
- Hematoma desenvolvido a partir da ruptura de um nódulo de hiperplasia:
[pic 4]
Figura 2- Foto retirada do livro de Patologia Veterinária
Decorrente da ruptura de um nódulo de hiperplasia, um grande hematoma pode se formar, dificultando o diagnóstico da patologia por causa da distorção do nódulo, aumento de volume e obscurecimento do local.
- Nódulo fibro-histiocístico esplênico:[pic 5]
[pic 6]
Considerado um sinônimo de pseudotumor inflamatório por alguns patologistas, o nódulo fibro-histiocístico esplênico pode apresentar áreas hemorrágicas, mas tem a coloração esbranquiçada em seu interior e a superfície de corte firme. Normalmente, distribui-se focalmente, entretanto, pode ser multifocal pela presença de mais nódulos (nódulos duplos, triplos ou múltiplos).
- Tumor vascular esplênico;
[pic 7]
Figura 4- Foto retirada do livro de Patologia Veterinária
O tumor vascular esplênico (hemangioma e hemangiossarcoma) é frequente nas espécies domésticas, podendo acometer somente o baço ou se desenvolver a partir de uma doença multicêntrica no cão. A maioria desses tumores é diagnosticada clinicamente após um episódio de choque hipovolêmico ou anemia aguda, já que não há manifestação de sinais clínicos antes da evolução da patologia, sendo que só a agressão intensa no organismo do animal possibilita o diagnóstico.
- Diagnóstico:
Tumor vascular esplênico.
- Conclusão:
Considerando o grande tamanho da massa focalmente extensa, a variação existente na evolução do tumor vascular é adequada, já que se houvesse uma apresentação de massa de tamanho e diâmetro menores, o tumor provavelmente seria multifocal. Além disso, essa massa emerge em um dos polos do órgão, sendo essa uma característica da doença. Portanto, o mais provável diagnóstico é tumor vascular esplênico, mesmo que a diferenciação macroscópica entre hemangioma, hemangiossarcoma e hematoma seja arriscada.
...