Principais Estratégias Utilizáveis para Avaliar o Bem-estar Animal
Por: thalits007 • 17/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 300 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Uma das muitas formas de se avaliar o bem-estar dos animais é a análise cientifica de seu estado biológico e de suas preferências, o que basicamente envolve sua produtividade, taxa de mortalidade, incidência de doenças, reprodução e diversos outros aspectos. E deve-se lembrar que a ausência do sofrimento não é em si, o bem-estar desse animal.
Outro parâmetro importante é como esses animais se sentem e como isso pode afetar sua saúde. Uma boa harmonia com o meio que este vive também não é necessariamente bem-estar, já que suas frustrações, medos, dores e entre outros sentimentos também devem ser considerados. Basicamente, suas necessidades e interesses têm de ser atendidas como as dos humanos.
Em primeiro, deve-se avaliar o nível do estresse desse animal, se ele é normal ou crônico e se pode desencadear comportamentos estereotipados, porque o estresse é um dos indicadores mais notáveis de como o animal se sente no meio ambiente em que está submetido. Cada caso deve ser avaliado individualmente, pois não há como concluir a situação sem antes avaliar adequadamente e de forma investigativa os parâmetros necessários.
Critérios científicos e objetivos vêm sendo utilizados na tentativa de avaliar o bem-estar animal, através da medição dos custos arca dos pelo organismo para se ajustar ao seu ambiente.
Sendo assim, seria necessário a prática de uma legislação que discipline a aplicação do bem-estar, tendo um acompanhamento frequente de um especialista da área. Somos assim levados a escolher entre a fome do mundo ou o sofrimento de milhões de animais inocentes quando, na verdade, existem soluções para os dois problemas que não envolvem a exclusão de um em favor do outro
A avaliação de estresse é extremamente importante, porque o excesso de estresse pode atrapalhar o crescimento e a reprodução do animal, além de dados colaterais no sistema imunológico.
...