TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Termografia de infravermelho na reprodução de machos

Por:   •  25/4/2018  •  Abstract  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Termografia de infravermelho na reprodução de machos

Tecnicas como a termografia de infravermelho é um processo que auxilia no manejo reprodutivo e monitorias da saúde animal de interesse zootécnicos.

Fatores climáticos como temperatura e humidade do ar influenciam na qualidade do sêmen, onde os mecanismos de termorregulação dos testículos e importante para a eficiência na produção de espermatozoides, sendo assim possível observa através da termografia em bovinos da raça nelore que os fatores clima e temperatura da superfície do escroto no inverno houve correlação positiva tanto para a mortlidade espematica x temperaturas do escroto e concentração espematica x temperatura do escroto, já no verão apresentou correlação negativa entre temperatura ambiente x concentração espermática.

Como existe uma relação entre a temperatura e a qualidade do sêmen a termografia de infravermelho foi utilizada para investigar a qualidade do sêmen em todos. Com isso pode-se concluir que a termografia e adequada para detectar alteração na termorregulação de touros (Souza et. al 2017). É pratica e rápida de ser feita na rotina de campo em exames andrológicos de touros (Chacur et. al 2015).

Aspectos da fisiologia e biotecnologia da reprodução na espécie bubalina

Em propriedades em que tem a presença da monta natural o exame andrológico é recomendado, pois através desses exames é possível estimar o potencial de desempenho dos machos reprodutores, onde são aplicados biotecnicas, que ocorre em determinadas épocas do ano, pois a espécie bubalina é sazonal e tem influência do fotoperiodo no período do cio das fêmeas.

A diferentes épocas de ciclagem em fêmeas em diferentes regiões do Brasil, na região sudeste a predomínio de fêmeas no cio nos meses de Março, Abril, Maio e Junho, respectivamente, em uma menor proporção de cios fora dessa época do ano. Já em regiões como norte e nordeste o fator latitude influência, porem nessas regiões a latitude é menor, com isso o fotoperíodo é mais regular o que resulta na ciclicidade das fêmeas em praticamente todos os

meses do ano. Independentemente da região onde o rebanho de búfalos está sendo criado o exame andrológico é recomendado.

Existe alguns aspectos que devem ser levados em conta para a coleta e a avaliação do sêmen de touros bubalinos tais como:

 Em búfalos que a coleta do sêmen é feita com vagina artificial, a coleta deve ser feita preferencialmente no início da manhã ou final da tarde, pois a temperatura do ambiente é menor, sendo assim menor o desgaste físico do touro que irá mostrar maior interesse sexual pela fêmea;

 Também são feitas falsas montas para estimular o libido do touro, resultando assim no sucesso da ejaculação.

Segundo Ohashe et. al. (2011) bubalinos machos com a idade entre dois e quatro ano após uma condição física adequada podem ser feito a coleta do sêmen com aparelho de eletroejaculação, já que esses animais são extremamente sensíveis aos estímulos elétricos, já em touros adultos mesmo com adequada contenção física podem ocorrer acidentes.

O sêmen fresco pós descongelado de búfalos apresenta uma elevada característica positiva tanto qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com