Relátorio Bromato
Por: laisandreia • 17/3/2019 • Relatório de pesquisa • 2.034 Palavras (9 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida
Curso de Zootecnia
Relatório das Aulas Práticas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal - TPOA
Laís Andréia Trindade Correa
Redenção – PA
2019
INTRODUÇÃO
O teor de umidade é uma informação importante da composição de alimentos e está entre os parâmetros frequentemente determinados em rotina, podendo servir como um indicador da qualidade dos produtos, uma vez que apresenta influência direta no armazenamento (VALENTINI et al., 1998; AMOEDO & MURADIAN, 2002).
As cinzas de um alimento são os resíduos inorgânicos que permanecem após a queima da matéria orgânica. Não possui necessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra (CECCHI, 2003).
A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com acurácia. Algumas amostras requerem cuidados especiais para a obtenção da fração lipídica, pois fatores como co-extração dos componentes não-lipídicos e a oxidação indesejada podem influenciar a qualidade final da fração lipídica (BRUM, 2009).
A fibra da dieta consiste de substâncias vegetais não metabolizadas por enzimas digestivas humanas, incluindo tanto substâncias da parede celular de planta (celulose, hemicelulose, pectina e lignina), quanto polissacarídeos intracelulares, tais como gomas e mucilagens (Trowell et al. 1976).
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros. A determinação de proteínas totais sempre foi de grande interesse para profissionais, tanto ligados à indústria de alimentos, laboratórios de análises clínicas, como para pesquisadores de diversas áreas (Dimas, 1998).
OBJETIVO
Compreender a metodologia de determinação da umidade, cinzas, gordura, fibra e proteína nos alimentos, utilizando silagem da parte aérea de abacaxi.
MATERIAL E MÉTODOS
Determinação de umidade pelo método gravimétrico
Materiais:
*Amostra do volumoso (20 gramas);
*Estufa de circulação forçada de ar TE394/2;
*Balança analítica;
*Vidro relógio;
*Pinça;
*Bandeja de metal
Procedimento:
O vidro relógio foi tarado, a balança foi zerada para a pesagem da massa da amostra 1.
[pic 2]
Figura 1 – balança analítica.
Foi utilizado o mesmo processo para a amostra 2 e para amostra 3. Em seguida as amostras foram colocadas em papel toalha dentro da bandeja de metal e levadas para a estufa, onde ficaram por 24 horas para a obtenção do peso constante.
[pic 3]
Figura 2 - estufa de circulação forçada de ar TE394/2.
Determinação de cinzas
Materiais:
* Cadinhos;
* Mufla;
* Bandeja de metal;
* Grafite;
* Moinho de Willye;
* Pinça;
* Luva;
* Dessecador;
* Bico de Bunsen.
Procedimento:
Os cadinhos foram para a mufla em uma bandeja de metal para retirar toda a umidade em 550°C, os cadinhos foram numerados com grafite no fundo. Começou utilizando a potencia da mufla em 0,1 e em seguida 0,5 sendo 5 minutos para 0,1 e 10 minutos para 0,5 totalizando 15 minutos.
[pic 4]
Figura 3 – mufla.
Houve a trituração das amostras no moinho de Willye. Foram colocadas as amostras 1 e 2 no moinho e um copo de polietileno abaixo do moinho onde cairia as amostras trituradas. devido um problema com o moinho foi necessária a utilização de 50 g de amostra totalizando 3 cadinhos.
[pic 5]
Figura 4 – moinho de willye.
O moinho foi limpo para não ficar resíduos da 1ª amostra e foram colocados os outros 2 cadinhos com a 2ª amostra, após serem moídas foi novamente limpo e colocados os outros 2 cadinhos da 3ª amostra.
Após os 10 minutos foi feita a retirada dos cadinhos da mufla, com o auxilio da pinça e luva e foram colocados no dessecador por 15 minutos para em seguida fazer a pesagem.
Depois dos 15 minutos foi feita as pesagens das amostras e adicionadas 2,5 g do material. Com o bico de Bunsen foi colocado fogo nas amostras para a retirada da matéria orgânica. E os cadinhos foram para a mufla por 2 horas com as amostra para se tornarem cinza.
Determinação de gordura extrato etéreo através do método de Goldfish
Materiais:
* 1,5 g da amostra;
* saquinho de TNT soldado;
* éter de petróleo;
* Balão de vidro;
* Goldfish;
* Dessecador;
* Barbi M300T.
Procedimento:
A amostra utilizada foi de 1,5 g, foram 2 amostras utilizadas, armazenadas em sachês de TNT os sachês soldados com o aparelho barbi M300T. As amostras foram pesadas e logo depois colocadas no balão de vidro que também foi pesado.
Foram adicionados 80 ml de éter de petróleo, em seguida foi colocado no goldfish por 4 horas. Após 45 minutos foi feita a reciclagem do éter, 45 minutos depois uma nova reciclagem. O éter passa pelo vapor e a gordura fica em forma grossa na parede do balão.
[pic 6]
Figura 5 – goldfish.
Depois de retirado do goldfish o balão foi colocado no dessecador para retirar todo o excesso de calor por 15 minutos, e então foi feita a pesagem.
Determinação de fibra
Materiais:
* Ácido sulfúrico;
* Hidróxido de sódio;
* Papel;
* 1,25 de amostra;
* Disco com capacidade para 3 amostras;
* Balões;
* Água destilada;
* Caldeira;
* Capela;
* Estufa de circulação forçada de ar TE394/2.
Procedimento:
Pegou o papel e tarou com 1,25 de amostra, adicionou hidróxido de sódio no balão e adicionou 1 litro de água destilada. Dentro da capela foi transferido o ácido sulfúrico para o balão.
...