A Genética e Melhoramento
Por: Leonardo Muniz • 28/8/2020 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
Aluna: Carla Lima Alves
Lista de exercício (LE) 01 – Melhoramento Vegetal
- O que seria erosão genética e suas consequências para a agricultura e o melhoramento de plantas.
Consiste na diminuição da variabilidade intraespecífica devido a alguns fatores, como a intervenção do homem ou mudanças climáticas. Por proporcionar uma maior vulnerabilidade às agressões bióticas, a erosão genética traz consequências à agricultura, devido à uniformidade genética, podendo causar a extinção de espécies. No melhoramento de plantas, essa uniformidade genética também pode atrapalhar, pois o processo requer uma obtenção frequente de genes, dependendo de uma variablilidade de recursos genéticos.
- Como os Centros de Origem podem ser importantes na mitigação dos efeitos da vulnerabilidade genética?
Através dos centros de origem, ocorre a redução da vulnerabilidade genética, pois são áreas de provável origem e evolução da espécie, possuindo conservação e proteção dessa espécie.
- A conservação da variabilidade (recursos) genética é fundamental para o melhoramento de plantas. A conservação pode ser in situ (no ambiente onde a espécie evoluiu) ou ex situ (fora do local onde a espécie evoluiu). Quais seriam os principais germoplasmas a serem conservados e o que os define.
Os principais germoplasmas a serem conservados são: Parentais silvestres (geralmente encontrados nos centros de origem e têm cruzamento fértil com as variedades modernas, sendo possível retirar genes de interesse desse cruzamento); Populações locais ou cultivares primitivas (são aquelas de determinados lugares com alto potencial de adaptação para condições ambientais específicas); Cultivares que foram substituídas; Linhagens experimentais (indivíduos homozigotos provindos de autofecundação sucessiva, podendo gerar populações); Cultivares modernas (cultivares comerciais atuais do mercado).
- Os bancos de germoplasma são uma das principais ferramentas para a conservação dos recursos genéticos, pois permite o armazenamento de um grande número de espécies e de genótipos da mesma espécie em um espaço relativamente pequeno. A principal forma de conservar o germoplasma nesses bancos é através do armazenamento de sementes, em condições de baixa temperatura e umidade. Contudo, essas sementes só se mantem viável por longos períodos se forem sementes ortodoxas. Caso a espécie não possua sementes ortodoxas quais as alternativas para a sua conservação nos bancos de germoplasma? Defina-os e explique-os.
Conservação in vivo: é chamado de banco germoplasma ativo, onde as plantas se encontram vivas. As sementes são coletadas em diferentes lugares e plantadas nesses campos em condições próximas às ideais.
Cultura de tecidos: gemas vegetativas são conservadas em meio nutritivo, durante um grande período. As gemas vegetativas que foram selecionadas são isoladas para regenerar. As plantas que possuem susceptibilidade a vírus, podem ser conservadas dessa forma, apresentando vantagens. Por conta da alta assepsia, o investimento é mais alto.
...