A Gestão Ambiental - Projeto
Por: Livia Filgueiras • 3/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Agronomia e Medicina Veterinária – FAV
Curso de Gestão de Agronegócios
Disciplina: Gestão Ambiental (197424)
Professor: Manoel Pereira de Andrade
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL DA ÁGUA NAS ESCOLAS RURAIS DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO
Heric Ribeiro Chaves - 18/0042106
Lívia Filgueiras de Oliveira - 16/0132258
Yara Rodrigues de Oliveira - 16/0020379
Brasília, 22 Novembro de 2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO (OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS)......................................2
2 JUSTIFICATIVA…………………………………………………………………….....3
3 METODOLOGIA (PLANO DE AÇÃO).......................................................................3
4 CRONOGRAMA…………………………………………………………………….....4
5 ORÇAMENTO………………………………………………………………................5
6 CONCLUSÃO………………………………………………………………………….6
7 BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………….....7
1. Introdução
O desenvolvimento das atividades agrícolas com o passar dos anos demandaram o evolução de novas técnicas como o manejo do solo, a tração animal, o aproveitamento de energia, dentre outros. Em paralelo, houve um crescimento acelerado da população mundial e da produção industrial e por conseqüência uma grande demanda por alimentos no mundo. Assim, considerando estes fatores intensificou-se a exploração dos recursos naturais.
Tais explorações indicam um processo de deterioração ao meio ambiente feito pelo homem. Esse processo passou a deixar marcas de destruição no meio, além de acarretar em precárias condições de vida aos trabalhadores, sujeitos a essas condições. Neste cenário as questões ligadas a preocupação ambiental passam a serem discutidas de forma mais efetiva, e se intensificaram muito nos últimos anos após acidentes ambientais de grandes proporções viraram notícias recorrentes.
A água é um recurso natural fundamental à vida, desenvolvimento econômico e ao bem estar social, possuindo uma infinidade de usos, dos mais simples aos mais complexos. Apesar de ser um bem público, vem se tornando pouco a pouco um recurso escasso que precisa ser cuidado com muito discernimento (NETO, 2006). Diante de tal quadro, é necessária a preocupação quanto ao uso da água principalmente no que tange às atividades agrícolas que é a maior responsável pelo consumo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Devido a instabilidade climática no Distrito Federal que ocasionou as recentes crises hídricas, o presente estudo tem como objetivo despertar a sensibilização dos membros da comunidade escolar para a necessidade do uso da água de maneira racional e tratamento adequado para os resíduos sólidos gerados e que poluem a água e solo da região. Analisando os instrumentos de gestão ambiental, e como objetivos específicos, faz-se possível ver: 1) em que medida o uso da água na região está sendo eficiente ou exacerbado e; 2) realizar um impacto social a longo prazo aplicável dentro do âmbito familiar que possa gerar benefícios ambientais no presente e às gerações futuras.
2. Justificativa
Mesmo com o constante monitoramento das águas, é evidente a preocupação da sociedade com sua disponibilidade e qualidade. Atualmente correspondem aproximadamente 1.988 pontos de monitoramento espalhados pelas principais bacias hidrográficas no Brasil, contando com grandes centros de pesquisas, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e órgãos gestores estaduais de recursos hídricos a nível internacional através da Organização das Nações Unidas (ONU).
Contudo também se faz necessário projetos de pequenas escalas, principalmente no alcance do público que não possui acesso a tais informações e que em sua maioria estão assegurados em informações do seu âmbito familiar que foram passadas através de gerações e sem expectação de inovações. Assim, a mudança na prática escolar com vista à melhoria da qualidade da educação pública voltada ao tema, proporciona um aprofundamento teórico e metodológico no ambiente acadêmico contribuindo para a formação de cidadãos atuante nas questões ambientais, revendo ações individuais e coletivas com reflexões que os levem a procurar e encontrar caminhos de como cuidar das águas.
3. Metodologia
Considerando em sua construção o conteúdo abordado na disciplina gestão ambiental, e os autores abordados em sala. Assim como fala Apud Romeiro (2003):
“É preciso criar o quanto antes condições socioeconômicas, institucionais e culturais que estimulem não apenas um rápido progresso tecnológico de mecanismos que possibilitem a utilização racional dos recursos naturais, como também uma mudança em direção a padrões de consumo que não impliquem o crescimento contínuo e ilimitado do uso de recursos naturais per capita".
Diante disto, o estudo será aplicado em campo em três escolas rurais, sendo elas do entorno do Distrito Federal. A escolha das escolas se dará pela construção de um diálogo com os diretores e secretaria de educação do DF que autorizará a implementação do projeto com os alunos. As três primeiras escolas selecionadas foram:
i) Escola Classe Cachoeirinhas, localizada em São Sebastião a 38 km da UnB.
ii) Escola da Árvore, localizada no Lago Norte a 15 km da UnB.
iii) Escola Classe Núcleo Rural, localizada em Planaltina Fazenda Santa Bárbara a 46 km da UnB.
Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os seguintes recursos didáticos:
– Apresentação de vídeo educacional voltado para o público infanto juvenil, seguido de discussões; Será projetado aos alunos vídeo explicativo de forma lúdica, abordando as redes fluvial em âmbito global, as mudanças geográficas ocorridas no decorrer dos anos influenciadas pelas ações humanas e a importâncias do cuidado e preservação das águas.
– Entrega de folders educativos.
– Dinâmicas para conscientização, inclusive externa, com o intuito de torná-los observadores do uso da água nos ambientes em que estejam e das pessoas que os cercam.
...