A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA
Por: Ketlyn Kittlaus • 22/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
Graduação em Agronomia.
KETLYN MÄGER KITTLAUS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA
Ijuí
03 de maio de 2021.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA
Ketlyn Mäger Kittlaus
Resumo
A inteligência artificial está mais presente em nossa vida do que se imagina. Quando tratamos dela juntamente com a agricultura, temos um conjunto de técnicas a favor de melhorias no campo, na produção e até mesmo para facilitar os manejos. Os temas tratados serão a agricultura de precisão, onde auxilia para que a terra não sinta falta de nenhum nutriente e, que ele seja colocado conforme a necessidade, a agricultura 4.0 que está sendo colocada em evidência nos últimos tempos, irá trazer diversas mudanças, e tem o principal objetivo de suprir a demanda de alimentos mundial. Ambos sistemas têm em vista o aumento de produção.
Palavras chaves: Agricultura; Agricultura de precisão; Agricultura 4.0; Inteligência Artificial;
Abstract:
Artificial Intelligence is more present in our life than we can think. When we deal with it together with agriculture we have a set of techniques in favor of improvement on the field, production and even to facilitate the management. The topics covered will be precision agriculture, where it helps so that the land doesn´t miss any nutrients and that it is placed according to the need, the agriculture 4.0 that is being highlighted in recent times, will bring several changes, and has the main objective of supplying the world demand for food. Both systems are aimed at increasing production.
Keyword: Agriculture; Precision agriculture; Agriculture 4.0; Artificial Intelligence;
Introdução
Nos últimos anos a agricultura apresentou mudanças incríveis, com sua automatização, tecnologias avançadas e a maior facilidade para manejo das propriedades. Nos primórdios da agricultura, quando utilizada apenas a observação, foi-se aprendendo diversas coisas como, a germinação de uma fruta jogada fora, ou o modo que os restos de alimentos e estrumes serviam como adubo. Hoje por meio de diversos estudos sabe-se que a genética das sementes pode ser modificada para apresentar um melhor desenvolvimento e rentabilidade, juntamente com isso já se sabe que é preciso de uma boa qualidade de solo e nutrientes para melhores resultados. Também, foi possível verificar que não somente uma boa adubação traz uma boa produção.
Atualmente para encontrar e distinguir partes de matéria orgânica do solo já é utilizada a inteligência artificial (IA), as lavouras podem ser manejadas de sua casa, sem a necessidade do deslocamento, mas como consequência a mão de obra acaba se restringindo a quem consegue ter domínio das novas ferramentas que estão surgindo, ou seja, tornando-se qualificada. Como dizia o executivo americano Jack Welch, “Eu acho que a inovação está ao seu redor. Você vê o que alguém já está fazendo, adapta isto ao seu local e eleva a novos níveis. Este processo nunca para.”
Desta forma, por meio deste, busco mostrar como a Inteligência Artificial transformou o trabalho na agricultura no decorrer dos anos e as suas evoluções na melhoria de produção. Para uma maior eficácia, será usado métodos e algumas pesquisas já realizadas por estudiosos do tema.
Desenvolvimento
Primeiramente é importante saber que, a Inteligência Artificial busca elaborar máquinas e sistemas inteligentes, que são capazes de raciocinar, aprender, tomar decisões e resolver problemas, definição que tomou forma em 1955, por John McCarthy. Como exemplo de funcionamento temos os sistemas para gerenciar, saber qual o melhor momento para colheita, para realizar aplicações e, para acompanhar a produção.
Uma citação de bastante impacto, não somente para a agricultura, mas sim para todos os sistemas presentes em nosso meio é a dos pesquisadores Jürgen Stäudtner & Robert Cannon: “tudo o que pode ser automatizado, será automatizado”. Fazendo uma analogia com a passado, podemos pensar da seguinte maneira: para descompactar a terra era necessário arar com força animal, hoje já são utilizadas culturas de rotação para a descompactação, essas feitas de maneira mecanizada e trazendo maiores resultados de produção posteriormente, técnica também conhecida como plantio direto.
Um dos assuntos atuais no meio agrícola é a agricultura 4.0, que retrata a fazenda inteligente, onde a maneira de administrar é com base em dados buscando a sustentabilidade econômica da propriedade, com o auxílio de novas ferramentas. Algumas tecnologias presentes na agricultura inteligente, segundo Luan Peroni Venâncio, são: a Internet das coisas, os Sensores de Monitoramento, Big Data e a Computação na nuvem.
2.1 Agricultura de Precisão
É uma técnica que teve seu início em 1929, nos Estados Unidos, porém começou a ser mais conhecida somente a partir da década de 80. Tem se firmado na lógica de estudar as áreas, evitando o desperdício de produtos. Dessa forma obtemos um gerenciamento, que é feito pelo GNSS (Global Navigation Satellite System), onde, como resultado foi possível obter grandes avanços quando tratamos da tecnologia de máquinas, equipamentos e sensores. A inteligência artificial apresenta um trabalho de extrema importância, por meio da área computacional, podendo estudar o comportamento da planta, verificando o que falta em cada parte, por fim pode-se dizer que ela considera a viabilidade do campo, busca juntar as técnicas
...