A INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Por: GersonOliveira • 5/10/2022 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Antonio Gerson de Oliveira Nascimento – 6914
Mariany Rodrigues Andrade - 6933
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Prof: Fernanda Rodrigues Macedo
Rio Paranaíba
2022
- INTRODUÇÃO
A busca pela agricultura sustentável tem resultado em melhorias na eficiência do uso de recursos e insumos na agricultura. A agricultura de precisão é uma das ferramentas utilizadas que auxiliam os produtores na tomada de decisões cada vez mais precisas e eficientes, além do manejo sustentável da lavoura.
Tradicionalmente os produtos fitossanitários são aplicados de forma uniforme em toda a lavoura, entretanto, a agricultura de precisão pode aumentar a eficiência dos produtos fitossanitários, reduzir custos com aplicações localizadas de acordo com a necessidade e a densidade do problema e/ou necessidade, de forma que possa ser possível ajustar as taxas das aplicações.
- SENSORIAMENTO REMOTO
Acompanhando o desenvolvimento do sensoriamento remoto no ambiente agrícola, inúmeras pesquisas e aplicações foram desenvolvidas no propósito de discorrer sobre o comportamento da vegetação em distintas condições e fases de desenvolvimento, conferindo informações ao produtor em escala de tempo e de espaço, auxiliando e direcionando as práticas de manejo adotadas no campo.
Sensoriamento remoto pode ser definido na área das ciências aplicadas como a forma de obter imagens à distância, sobre uma superfície. Estas imagens podem ser adquiridas por meio de aparelhos dotados de sensores.
- PLATAFORMAS
Os drones possuem diferentes classificações que variam de acordo com a classes de tamanho, altura de voo e resistência. As plataformas mais utilizadas são de pequeno porte geralmente com peso inferior a 20 kg com autonomia que varia de alguns minutos até algumas horas, e são subdivididas de acordo com o tipo da asa. Asa fixa (decolagem e pouso ocorrem na horizontal) ou asa rotativa (decolagem e o pouso ocorrem na vertical).
- SENSORES
Os tipos de sensores variam conforme a finalidade desejada. Para uso de sensores em drones eles devem ser leves devido a capacidade de carga das plataformas. Existe vasta gama de sensores. Os sensores podem ser classificados como passivos e ativos.
Os sensores passivos registram a energia eletromagnética refletida pelos alvos e incluem câmeras RGB e NIR, câmeras térmicas, multiespectrais e hiperespectrais.
Já os sensores ativos como são baseados na transmissão dos pulsos LASER em uma superfície com elevada taxa de repetição.
- USO DE DRONES
Os principais usos dos drones na agricultura nos últimos anos estão relacionados à topografia, mapeamento e pulverização. Por meio dos drones é possível realizar a estimativa de produtividade nas culturas e cultivos, identificar focos de pragas, doenças, mapeamento de adubação e irrigação, bem como mapeamento para ações corretivas.
...