A PROPRIEDADE RURAL FAMÍLIA CASAGRANDE
Por: Eliane Casagrande • 19/11/2019 • Projeto de pesquisa • 3.575 Palavras (15 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
GILMAR MIGUEL CASAGRANDE
RA 0504927
PROPRIEDADE RURAL FAMÍLIA CASAGRANDE
PIM V
SÃO MIGUEL DO OESTE
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
GILMAR MIGUEL CASAGRANDE
RA 0504927
PROPRIEDADE RURAL FAMÍLIA CASAGRANDE
PIM V
Projeto Integrado Multidisciplinar V para a aprovação nas disciplinas de Cadeias Produtivas I, Movimentação e Armazenagem e Matemática Financeira do curso de Gestão do Agronegócio apresentado à Universidade Paulista.
Orientadora: Prof. Alessandra dos Santos Moura
SÃO MIGUEL DO OESTE
2019
RESUMO
O presente trabalho consiste em uma análise da propriedade rural da família Casagrande identificando as cadeias produtivas existentes na empresa, o processo de movimentação e armazenagem da produção, além do processo de utilização de conceitos da matemática financeira nas decisões de investimentos. Utilizando como embasamento teórico os conteúdos das disciplinas de Cadeias Produtivas I, Movimentação e Armazenagem e Matemática Financeira. Após o estudo percebeu-se que o ciclo de produção do leite ainda está abaixo do ideal, o que ocasiona perdas de produção. Além disso, percebeu-se que o processo de movimentação e armazenagem da produção é um dos maiores gargalos enfrentados no processo de produção. Da mesma em que há uma dificuldade de utilização da matemática financeira no processo de decisão da empresa devido à falta de estudos dos proprietários.
Palavras-chave: Movimentação e Armazenagem. Agronegócio. Cadeias Produtivas. Propriedade da Família Casagrande.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROPRIEDADE DA FAMÍLIA CASAGRANDE 5
2.1 CADEIAS PRODUTIVAS 5
2.1.1 Forrageiras 5
2.1.2 Fenação e silagem 6
2.1.3 Produção leiteira 7
3. MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM 11
4. MATEMÁTICA FINANCEIRA 13
5. CONCLUSÃO 15
6. REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
Este PIM realiza uma análise da propriedade rural da família Casagrande, localizada na cidade de Bandeirante, Santa Catarina. A escolha desta empresa deve-se ao fato de buscar uma empresa de menor porte e que se tenha mais proximidade e conhecimento dos processos, de forma a possibilitar uma analise mais correta e que permitisse a melhor compreensão dos conceitos das disciplinas de Cadeias Produtivas I, Movimentação e Armazenagem e Matemática Financeira.
Além disso a empresa pesquisada atua no ramo do gado leiteiro e os processos que permitem que a atividade seja executada são objetos de estudo das disciplinas Cadeias Produtivas I e Movimentação e Armazenagem.
Será utilizado o método de revisão bibliográfica, onde os autores consagrados darão o suporte e embasamento das teorias. Para relacionar a teoria com a realidade da propriedade será realizado entrevistas com os membros da família e analise dos processos. O objetivo destas entrevistas e da analise será identificar as características da empresa e de sua gestão.
2. PROPRIEDADE DA FAMÍLIA CASAGRANDE
A propriedade da família Casagrande está localizada na cidade de Bandeirante, no estado de Santa Catarina. Constitui-se de uma pequena propriedade familiar com cerca de 18 hectares de terra.
O principal foco da propriedade é a produção leiteira, contando com cerca de 30 vacas da raça holandesa e uma produção mensal de 11 mil litros de leite. A atividade secundária da propriedade é a produção de fumo. Também é produzido na propriedade grande parte dos insumos necessários para a alimentação do rebanho leiteiro.
2.1 CADEIAS PRODUTIVAS
Segundo Silva (2009), a cadeia produtiva deve ser compreendida como um conjunto de etapas consecutivas pelos quais são transferidos e submetidos a transformações os diversos insumos, ao longo de seus ciclos de produção, distribuição e comercialização de bens e serviços. O conceito de cadeia produtiva pressupõe a existência de grupos de trabalhos nos quais cada agente é responsável pela execução de etapas específicas de processo produtivo.
2.1.1 Forrageiras
Levando-se em consideração que uma boa alimentação é um dos pilares fundamentais para a produção de leite com alta qualidade e em maior quantidade, visando também a redução dos custos da atividade leiteira os proprietários investem na produção da alimentação do seu rebanho na propriedade.
Com cerca de 2 hectares da propriedade constituído de terreno íngreme de difícil manejo optou-se por utilizar nessa área gramíneas do gênero Cynodon, constituindo-se em sua maioria do tipo Titfon. A escolha por esta espécie deve-se ao fato dele apresentar alta digestibilidade, elevada produtividade de matéria seca e grande resistência a pisoteio e a temperaturas baixas, resistindo bem ao inverno da Região Sul do país. A resistência ao pisoteio permite que os animais tenham um espaço maior para ficar e com a disponibilização de água este tornou-se o espaço que as vacas permanecem a maior parte do tempo, sendo retiradas apenas para a ordenha e para a alimentação em piquetes de pastagens.
Cerca de 30% da área total da propriedade é constituída de pastagens de capim-sudão, elefante pioneiro e aveia de inverno que são manejados no sistema de piqueteamento.
De acordo com Embrapa (2019) o capim-sudão é uma boa opção para uso e diversificação das pastagens anuais de verão. Destaca-se pela boa produção de forragem, possibilidade de semeadura precoce, longo ciclo de produção, rusticidade no que se refere à seca e às condições nutricionais do solo e grande flexibilidade de manejo. Na pecuária de leite, possibilita uma redução de custos em função da diminuição dos desembolsos com concentrados e silagem, que costumam pressionar os custos dessa categoria de produtores.
...