A Template Agronomia
Por: Vitoria Carvalho Ribeiro • 28/8/2021 • Projeto de pesquisa • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 244 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Escrever um pequeno texto (2 ou 3 parágrafos). Substituir o texto a seguir com informações específicas do estudo que está sendo desenvolvido.
Encontrar formas de diferenciar-se da concorrência é um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade constante para as empresas. A marca é um ativo intangível e um dos principais patrimônios de uma empresa e o principal fator de distinção entre produtos, serviços e empresas.
Ao longo do tempo, as empresas realizam adaptações, reposicionamentos ou até mesmo mudanças radicais em suas marcas. Estas mudanças têm por objetivo adequar à imagem transmitida para o público-consumidor pela referida marca, refletir o posicionamento da empresa no mercado e também expressar um conceito de modernidade.
1.1 PROBLEMA
O problema do trabalho é a questão de estudo proposta para o Projeto Integrador que deve ser descrito aqui (ajustar para o seu trabalho).
Quais as principais mudanças implementadas pela empresa XYZ na sua marca, seus objetivos e os resultados alcançados?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
Transformar o problema do seu trabalho em objetivo (de pergunta para verbo de ação)
Ex. de verbos: Explorar, Estudar, Descrever, Relatar, Analisar, Apontar...
Identificar as principais mudanças implementadas pela empresa XYZ na sua marca, seus objetivos e os resultados alcançados.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos são as etapas necessárias para atingir o objetivo geral (ajustar os objetivos para os relacionados ao seu trabalho).
- Descrever as principais mudanças na marca da empresa XYZ;
- Identificar os objetivos das mudanças;
- Apontar os resultados obtidos com as mudanças da marca.
1.3 JUSTIFICATIVA
Descrever os motivos, razões para o estudo ser realizado. Quem pode ser beneficiado e como (ajustar para o seu trabalho).
Entender o comportamento das marcas é importante para as empresas e a sociedade porque...
Para o pesquisador, é relevante estudar sobre as marcas por agregar conhecimento...
Os demais pesquisadores também poderão se beneficiar das pesquisas sobre gestão de marca em virtude de...
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Utilizar conceitos de autores (livros, artigos, sites). Esta parte utiliza apenas conceitos. Dados e informações devem ser utilizado no item 4. Os principais tópicos apontados no referencial teórico são:
Conceito da teoria (o que é? Quando surgiu?)
Usos e aplicações da teoria/conceito (para que serve?)
Aspectos positivos e negativos (Prós e contras da teoria? Quais as possíveis consequências do uso ou da falta de uso do conceito/teoria?)
Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas (SEBRAE, 2020).
A American Marketing Association define marca com “um nome, um sinal, símbolo ou desenho, ou combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes” (PINHO, 1996).
A existência de marcas não é um fenômeno novo: as primeiras marcas remontam à pré-história, e serviam para responder às perguntas: quem fabricou isto?, quem é seu proprietário?, o que é? e o que o torna especial? Caçadores na pré-história gravavam suas armas para indicar propriedade, ceramistas da Grécia e Roma pressionavam seu polegar na argila ainda úmida na base dos potes para indicar sua origem, na Idade Média as corporações e as famílias usavam tradicionais símbolos heráldicos, remédios e fumo eram marcados na jovem América, até chegamos hoje às marcas mundiais. Formalmente, uma marca sempre foi um meio eficaz de condensar e comunicar uma realidade complexa numa imagem que transcende fronteiras (PORTAL DO MARKETING, 2004).
Do ponto de vista econômico, a marca facilita as transações, pois torna mais rápida a interpretação e processamento das informações pelo cliente em relação a determinada experiência com o produto, aciona ou não suas expectativas de confiança, identificação, ética, satisfação e auto-expressão, servindo como critério de redução de risco na decisão de compra. Para as empresas, a marca forte melhora a eficiência dos programas de Marketing, permite o desenvolvimento de programas de relacionamento e fidelidade, fornece uma diferenciação protegida por lei (marca registrada), facilita o processamento de pedidos, deixa uma base para a comunicação da imagem corporativa, delimita um valor de ativo intangível no caso de venda e uma fonte de segmentação eficaz, possibilita obter maiores retornos e maior alavancagem comercial, e ainda dá margem para futuras expansões de marca (PORTAL DO MARKETING, 2004).
3 METODOLOGIA
A metodologia apresenta o método de pesquisa e o método de trabalho, informando como o trabalho foi realizado, com os procedimentos de coleta e análise de dados.
3.1 MÉTODO DE PESQUISA
3.1.1 Quanto à abordagem
Na pesquisa qualitativa, o objetivo central da pesquisa é entender a explicação de algum fenômeno ou comportamento. Ou seja, há subjetividades e nuances que não são quantificáveis (não podem ser expressas em números). Pode-se utilizar de entrevistas e também de informações contidas em literatura e documentos.
A
...