A importancia da tecnologia de alimentos
Por: naofumi • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 708 Palavras (3 Páginas) • 3.624 Visualizações
[pic 1]
INSTISTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CURSO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
NOME: MAURÍCIO RENÊ DA SILVA DE OLIVEIRA
PROFESSOR (A): LEONILDES DE JESUS AGUIAR VIEIRA
OS OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E A CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BACABAL-MA
2019
A tecnologia de alimentos ao longo dos anos vem nos mostrando a variedade de técnicas desenvolvidas para preservação e conservação de alimentos. Já que essas técnicas é exatamente o que a tecnologia de alimentos busca, através dos estudos, afim de melhorar os alimentos, aumentar sua durabilidade, seu aproveitamento e sua defesa.
A tecnologia de alimentos tem o objetivo de manter os alimentos nutritivos e saudáveis, a diversificação e desenvolvimento dos alimentos com a utilização das partes não comestíveis da matéria prima alimentar para que haja muitas formas de alimento e que se possa agradar o consumidor, “[...] tais os que buscam a plena garantia de apresentar ao consumidor, produtos, nutritivos, apetitosos, bem apresentados e de tempo maior de vida útil ou de prateleira.” (EVANGELISTA, 2008, p.3). Isso aproveitando cada parte do alimento e da terra e de experiencias e é claro conseguir o prolongamento da vida útil do alimento, tentando manter ao máximo possível as características naturais especificas e seu valor nutritivo.
Os tecnólogos de alimentos estão sempre se preocupando com os procedimentos de desenvolvimento de produtos alimentícios desde a seleção da matéria-prima, processamento até o consumo deles, garantir a sua disponibilidade o abastecimento de alimentos nutritivos e seguros para o homem. E além disso buscam fornecer uma grande variedade de produtos para que possamos ter opção de escolha, assim como exemplo os vários tipos de leites que temos disponíveis no mercado. E ainda os alimentos para pessoas com necessidade nutritiva como crianças, idosos, alérgicos, diabéticos etc.
Pode-se dizer que se não fosse pela evolução da tecnologia de alimentos não teríamos a qualidade dos alimentos na atualidade, a tecnologia de alimentos buscou maneiras de melhorar o controle de qualidade, planejar processos de transformação de alimentos e promover mudanças tecnológicas e aprimorar as condições de segurança, qualidade e saúde do alimento.
Para que tudo isso seja possível é necessário todo tipo de informações e estudos para que se chegue ao processamento dos alimentos, assim conhecendo os alimentos a fundo como a sua composição, sua microbiologia suas características sensoriais etc. Com isso obtendo o controle das condições que proporcionam os padrões desejados da qualidade alimentar, fazendo com que cheguem produtos de alta qualidade no mercado.
A conservação dos alimentos surgiu de a necessidade deter o aproveitamento total dos alimentos que só podiam ser consumidos na mesma hora, e por isso foram inventadas várias formas de conservação dos alimentos ao decorrer dos anos. E conseguiram assim evitar o grande desperdício de alimentos.
A conservação dos alimentos diz respeito a mudança do alimento no tempo e no espaço, o que significa que a conservação vem a aumentar a vida útil dos alimentos por um maior período de tempo e ainda permitir o consumo de produtos fora de sua época e em diferentes regiões, para se chegar a essa conservação requer muitas experiencias pelos profissionais responsáveis. “A tarefa do tecnólogo de alimentos é a de garantir o melhor padrão do produto alimentício e a de manter suas melhores qualidades nutritivas através da necessária escolha de sua matéria-prima, dos seus métodos de processamento, das embalagens e dos meios de armazenamento.” (EVANGELISTA, 2008, p.3).
...