ARTIGOS SENSORIAMENTO
Por: thyyago • 26/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 397 Visualizações
COMPORTAMENTO MICROCLIMÁTICO DA INSOLAÇÃO TOTAL NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento da variável insolação total no município de Cáceres-MT. A metodologia e estratégia de ação persistiram em usar dados microclimáticos de insolação total, disponibilizados gratuitamente pelo site INMET, para estação meteorológica de Cáceres-MT. Conseguinte, proferiu-se uma modelagem em cima do banco de dados, gerando gráficos similares para os anos de estudo. A partir desses processos, obteve resultados que informaram que há expressividade no nível de insolação total da região, considerando que essa energia solar emitida é uma alternativa prestante ao atual cenário da crise energética, visando aumentar o seu capital em virtude dos cuidados com os recursos naturais
Palavras-chave: Insolação total; Cáceres-MT; Planejamento energético.
- Introdução
Ao observar o atual cenário brasileiro energético, é possível constatar o momento de extrema transação política que o mesmo vem apresentando, principalmente quando as variações climáticas naturais têm respaldo influente no comportamento da economia. Minuta de uma carência no sistema de programas na gestão de recursos hídricos, o país deixou de investir em ações simultâneas, estacionando em uma crise que alterou todos os modelos de rotina da população (FERNANDES et al., 2015).
O estado de Mato Grosso é contribuinte majoritário na produção de energia nacional. Estima-se que mais de 70% da energia gerada em Mato Grosso é proveniente de hidrelétricas, mantendo operante 09 Usinas Hidrelétricas, 62 Pequenas Centrais Hidrelétricas e 40 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), responsáveis pela produção de 1,9 milhões de kW, conforme dados provindos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, 2006).
Seguindo o avanço da tecnologia, vários cientistas ambientais estão empenhados na busca e no aprimoramento de fontes de energias alternativas com foco em soluções mais econômicas e viáveis, estes têm como objetivo central a utilização da energia solar para muitos fins.
Energia solar baseia-se na capacidade de converter a luz solar em energia elétrica ou térmica, através de placas e coletores solares, sem o comprometimento do meio ambiente no processo de geração. É importante na preservação do meio ambiente, por possuir grandes vantagens sobre outras fontes de energia, não é poluente, não contribui para o efeito estufa, não precisa de geradores para a produção de energia elétrica, porém tem como desvantagem principal o alto capital exigido de mediado para o seu aproveitamento. Frente a esta realidade, seria irracional não buscar e aproveitar esta fonte de energia limpa, inesgotável e gratuita.
Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento da variável de insolação total na cidade de Cáceres-MT, sobre a atuação no bioma pantanal, discutindo possível potencialidade na geração de energia fotovoltaica em tempos de crise energética.
- Materiais e Métodos
O presente estudo é uma primeira iniciativa de pesquisa investigativa que busca intencionar áreas afins como ciências ambientais e engenharias sobre a ótica da visão multidisciplinar.
Em acordo com as considerações precedentes, contextualiza que o Estado de Mato Grosso, localizado na região Centro-Oeste brasileira, possui coordenadas 06º 00º e 19º 4º de latitude Sul e 50º 06º e 62º 45º de longitude oeste.
Os dados de insolação total foram disponibilizados gratuitamente pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Para representatividade do bioma, foi escolhida estação meteorológica convencional localizada no município de Cáceres (Pantanal).
Portanto, explicita-se redigir que para este trabalho, foram somente coletados valores médios mensais de insolação total para o período de três anos (2009-2011) da estação meteorológica de Cáceres.
Os dados foram organizados e tabulados usando a ferramenta Microsoft Excel, versão 2016 e os gráficos foram gerados usando o Software Sigmaplot versão 11.0.
- Resultados e discussão
Para observações das diferenças e similaridades, dos três anos escolhidos no bioma pantanal, obteve-se como meio comparativo um gráfico sincronizado, conforme ilustrado na Figura 01.
[pic 1]
Figura 01: Insolação total média em (kWh/m²), para os anos de 2009, 2010 e 2011, no bioma pantanal da cidade de Cáceres do Estado de Mato Grosso – Brasil
Ao comparar os valores mensais da estação meteorológica convencional, obteve-se como resultado uma variação da insolação total em função das características do bioma pantanal mato-grossense.
No Ano de 2009 a maior insolação média total obtida foi no mês de agosto e as menores médias foram nos meses de fevereiro e dezembro. Pode-se destacar ainda o mês de setembro, com menor média mensal, devido ser caracterizado como um mês de transação em nossa região, ainda que seja do chuvoso-seco, coincidindo como uma região que se alaga com frequência.
Em 2010, nos meses de fevereiro, março e setembro houve uma variação na condição do comportamento da insolação durante o ano. Uma das explicações para esses meses se destacarem como de grande predominância de insolação média total é devido ao período seco, ou seja, na região em estudo esse período refere-se a baixa de chuvas e aumento da temperatura do ar (ºC) e diminuição da umidade relativa do ar (%), que por sua vez, tonaliza uma frequência de radiação solar maior durante esse período.
...