AVALIAÇÃO DE DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E QUÍMICO NO CONTROLE DO PULGÃO
Por: Agronomia ufal • 23/2/2016 • Exam • 2.551 Palavras (11 Páginas) • 510 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 1]
CAMPUS DE ARAPIRACA
AGRONOMIA
AVALIAÇÃO DE DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E QUÍMICO NO CONTROLE DO PULGÃO (Brevicoryne brassicae) NO REPOLHO
ARAPIRACA – ALAGOAS[pic 2]
2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 3]
Rodolfo Silva de Almeida
AVALIAÇÃO DE DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E QUÍMICO NO CONTROLE DO PULGÃO (Brevicoryne brassicae) NO REPOLHO
Trabalho solicitado pelo docente Edmilson Santos Silva como requisito para obtenção de nota na matéria de Entomologia 2 do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.
ARAPIRACA – ALAGOAS[pic 4]
2016
SUMÁRIO
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMÁTICA
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL:
3.2 ESPECÍFICOS:
4. JUSTIFICATIVA
5. REVISÃO DE LITERATURA
6. MATERIAL E MÉTODOS
6.1 Descrições da área:
6.3 Implantação da cultura:
6.4 Aplicação dos Tratamentos:
7. CRONOGRAMA
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AVALIAÇÃO DE DEFENSIVOS ALTERNATIVOS E QUÍMICO NO CONTROLE DO PULGÃO (Brevicoryne brassicae) NO REPOLHO
Almeida, R. S.¹
RESUMO
O repolho (Brassica oleracea) é uma das principais hortícolas consumida no Brasil, sendo barato e saudável é também uma fonte de renda para o pequeno produtor. O clima é um dos fatores que mais influencia o desenvolvimento da cultura, bastante resistente ao frio o repolho é um planta de clima temperado e úmido, porém se submetida a altas temperaturas ele prolonga o seu ciclo continuando a formação de novas folhas. Assim como qualquer outra cultura essa hortaliça também é suscetível a pragas, umas das que mais se destaca é o pulgão (Brevicoryne brassicae) que suga a seiva da planta causando o encarquilhamento das folhas e definhamento da mesma. Uma das formas de combate mais utilizada é o controle químico, no entanto técnicas alternativas são desenvolvidas fazendo uso de recursos simples e baratos afim de obter um produto mais saudável e que o seu manejo não agrida o meio ambiente. O presente trabalho tem como objetivo fazer testes de controle do pulgão (Brevicoryne brassicae) no repolho (Brassica oleracea) utilizando inseticidas alternativos comparando os aos químicos. O experimento será conduzido na área experimental da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Arapiraca, no período de Fevereiro a Abril de 2016.
PALAVRAS - CHAVE: Hortícolas. Pragas. Inseticida.
- INTRODUÇÃO
Organizações responsáveis por questões populacionais realizaram estudos nos últimos anos que comprovaram um constante crescimento da população mundial, em registro notou-se que o número de habitantes quase que triplicou nos últimos 70 anos e se os estudos estiverem corretos o mundo terá cerca de 9 bilhões de habitantes ate o ano de 2050.
O grande número de habitantes é sinônimo de uma grande demanda por alimentos, sendo assim a produção agrícola é desafiada a manter uma produção que dê conta de toda essa demanda e com padrão de qualidade tanto nutricional quanto visual.
Entre as varias opções ofertadas a população pela horticultura, o repolho (Brassica oleracea) é uma hortícola de amplo consumo e com boa agregação de valor, logo o cuidado torna-se essencial com essa cultura. Originário da Costa Norte Mediterrânea, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia, o repolho é uma cultura folhosa, de folhas arredondadas e cerosas que se imbricam, possui caráter social devido a utilização de muita mão de obra, sendo cultivada por pequenos produtores, porém com conhecimentos de cultivo escassos.
A tecnologia é a principal aliada da produção, um exemplo disso é o melhoramento genético, processo pelo qual a cultura passa afim de desenvolver resistência a pragas e doenças, porém nem sempre a cultura melhorada é viável, fazendo com que o produtor faça uso de defensivos agrícolas afim de combater a praga.
O pulgão (Brevicoryne brassicae),é uma das pragas que mais acomete a cultura do repolho, sua toxina ou viroses transmitidas pelo mesmo são introduzidas a partir do momento em que o pulgão suga a seiva da planta, danificando o produto final. Tem como característica um corpo esbranquiçado graças a uma secreção excretada pelo próprio corpo e optam por atacar folhas mais jovens e brotos.
...