Administrador De Pessoal E RH: O Valor Da Profissão
Trabalho Escolar: Administrador De Pessoal E RH: O Valor Da Profissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apef • 13/11/2014 • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 624 Visualizações
1.1.1- Administrador de pessoal e RH: O valor da profissão
Os profissionais de RH e Administradores de pessoal têm um valor essencial dentro das organizações. Muitas vezes não são vistos os seus valores, pois não estão na “mídia” e são menos “sociais”.
Para algumas pessoas que não trabalham na área de RH ou AP, talvez seja difícil imaginar o dia-a-dia desses profissionais e os esforços que eles precisam ter para conciliar, números, exigências, tendências, legislação e principalmente pessoas, seu principal desafio.
São imensas suas obrigações para com a organização, pois além de apenas admitir, treinar e demitir funcionários deve proporcionar o desenvolvimento dos mesmos nas empresas.
Para esse profissional ser reconhecido não é preciso estar na mídia, nem em redes sociais, é necessário apenas que as pessoas se conscientizem e comecem a valorizá-los como amigos, profissionais que estão dispostos a recrutar, administrar e principalmente proporcionam oportunidades de crescimento profissional.
1.1.2- Relação dos documentos necessários para a admissão
• Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo em caráter temporário;
• 1 Foto 3x4- recente
• Atestado de Saúde Ocupacional - ASO;
• Título de eleitor, para os maiores 18 de anos;
• Certificado de reservista ou de alistamento militar, para os empregados brasileiros do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos;
• Certidão de nascimento, casamento ou Carteira de Identidade - RG, conforme o caso;
• Cartão de Identificação do Contribuinte - CIC, que é o comprovante de inscrição no Cadastro Pessoas Físico - CPF, para empregados cujos rendimentos estejam sujeitos ao desconto do Imposto de Renda na fonte.
• Documento de Inscrição no PIS/PASEP - DIPIS, ou anotação correspondente na CTPS;
• Cópia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos, para fins de recebimento de salário-família;
• Cartão da Criança, que, a partir de 01/07/91, substitui a carteira de vacinação. Deve ser apresentado o original do Cartão dos filhos entre 1 e 7 anos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para os empregados que exercerão o cargo de motorista ou qualquer outra função que envolva a condução de veículo.
• Carteira de habilitação profissional, expedida pelos Conselhos Regionais, para os empregados que exercerem profissões regulamentadas.
• Carteira de identidade de estrangeiro.
1.1.2.1- Descrição da Importância do Contrato de Trabalho
Contrato de Experiência:
O contrato de experiência tem como finalidade verificar se o empregado está pronto para exercer a função para qual foi contratado. Esse contrato é uma modalidade de contrato por prazo determinado.
Conforme o artigo 445 da CLT, o contrato não poderá exceder 90 dias.
O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
Contrato por prazo determinado
Conforme o artigo 443 da CLT considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de tempo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada.
O contrato de trabalho por prazo determinado é aquele que tem data de inicio e termino, ou seja, ajustado por certo tempo, contado em dias, semanas e meses, acordadas antecipadamente entre o empregador e o empregado.
Contrato por prazo indeterminado
Segundo artigo 452 CLT, considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos
1.1.2.2- Modelo de Contrato de Experiência
CONTRATO DE TRABALHO A TÍTULO DE EXPERIÊNCIA
Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito, as partes:
1...........(nome),(nacionalidade), (estado civil), (profissão), titular do CPF nº (.........), RG (.........), residente à Rua (endereço) que por força do presente contrato passa a ser simplesmente denominado EMPREGADOR ;
2........ (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), titular do CPF nº (........), RG (.....................), CTPS (número), residente à Rua (endereço) doravante designado EMPREGADO ;
Firmam, nos termos da Lei, o presente CONTRATO DE EXPERIENCIA, que terá vigência a partir da data de início da prestação de serviços, de acordo com as condições a seguir especificadas:
CLÁSULA
...