Análise Energética de Agroecossistemas
Por: elizianefelipe • 24/10/2019 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Resenha do artigo- Um Modelo para Análise Energética de Agroecossistemas, um artigo escrito por Renata de Mello, Mestre em Engenharia de Produção e Professora Assistente da Universidade Federal de São Carlos.
O texto contempla fatores concretos que trouxeram desacertos nos processos agrícolas. A revolução industrial, os processos tecnológicos de modernização da agricultura, o aumento populacional, são fatos cruciais favorecedores ao consumo desenfreado de energia, um fator que só é extraído e não devolvido ou renovado.
São apontados no texto as primeiras leis da termodinâmica, porém a 2ª lei afirma que a qualidade da energia de um sistema fechado se degrada de maneira irreversível, o que pressupõem que a partir do momento em que ações antrópicas interferem em um sistema, dificilmente o ciclo se restabelece no ecossistema. Desde então se insere o agroecossistema e para que sua energia não seja desperdiçada é necessário analisar os atores do sistema e o seu devido aproveitamento para as diversas atividades sem que haja perca e sim um ciclo renovável.
Nesse artigo estão contidos os passos para a análise energética, iniciando pela identificação do sistema ou a descrição do tipo de cultura, como também as entradas, saídas, limites do sistema, componentes com seus subsistemas de culturas e invasoras, pragas e vetores de doenças. Todo o conjunto anteriormente descrito é rigorosamente analisado pelos papeis individuais desses componentes, nesse interim é permissível o eficaz planejamento e controle do uso e armazenamento de energia.
Esse modelo de analise constitui uma importante ferramenta para a redução de custos/gastos, pois através disso é possível apontar os rumos na otimização da utilização da energia nos seus diversos fluxos.
Eliziane Lopes, acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB).
...