As Culturas
Por: dheyson123 • 7/8/2018 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 711 Visualizações
1 - O algodão é considerado a mais importante das fibras têxteis, naturais ou artificiais, é também a planta de aproveitamento mais completo e que oferece os mais variados produtos de utilidade. Até o início da década de 90, a produção de algodão no Brasil concentrava-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Após esse período, aumentou significativamente a participação do algodão produzido nas áreas de cerrado, basicamente da região Centro-Oeste.
Essa região, que em 1990 cultivava apenas 123.000 há, passou para 479.000 ha em 2002, correspondendo a 63,0% do total da área. Atualmente, a região Centro-Oeste responde por 74,47% do algodão produzido no Brasil.
Com relação ao texto ele é:
V ( ) ou F ( X )
2 - A fenologia do algodoeiro subdivide-se em duas fases: vegetativa e maturação. A fase vegetativa inicia-se com a emergência da plântula e termina com a formação do primeiro ramo frutífero. A fase reprodutiva inicia-se com o surgimento do primeiro botão floral e termina quando as fibras no capulho atingem o ponto de maturação para colheita.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
3 - Durante a maior parte do ciclo da planta de algodão existem diversos eventos ocorrendo ao mesmo tempo como, crescimento vegetativo, aparecimento de gemas reprodutivas, florescimento, crescimento e maturação dos frutos. Cada um desses eventos é de fundamental importância para uma boa produtividade, porém é necessário que eles ocorram de forma balanceada. É muito sensível à temperatura. Noites frias ou temperaturas diurnas baixas restringem o crescimento das plantas, levando-as a emitir poucos ramos frutíferos.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
4 – Marque as alternativas corretas.
Mesmo sendo conhecido por ter certa resistência à seca, dependendo do clima e da duração do ciclo, o algodoeiro necessita de 500 a 1.500mm de chuva bem distribuídas; 50% a 60% dessa água é necessária durante o período de floração (50 a 70 dias), quando a massa foliar está completamente desenvolvida.
O excesso de chuvas no início do estabelecimento da cultura propicia:
a. a ocorrência de doenças como o tombamento;
b. na floração, favorece o crescimento vegetativo exagerado e a queda de flores (shedding);
c. na colheita, prejudica a abertura e a qualidade da pluma;
d. coloração avermelhada das folhas;
e. incidência de pragas.
5 – No algodoeiro o micronutriente boro a adubação de aplicação é no plantio a forma mais eficiente de fornecimento. Caso não se possa contar com a análise de solo, recomenda-se utilizar o seguinte método prático:
a) em solos calcariados, intensamente cultivados e adubados com NPK, aplicar no mínimo 0,5 kg de B.ha-1; b) em solos arenosos de cerrado ou campo, pobres em matéria orgânica e corrigidos, elevar para 1,0 kg de B.ha-1;
c)
...