As Matérias primas agropecuárias de origem vegetal
Por: Viviane Fontes • 15/4/2018 • Relatório de pesquisa • 2.210 Palavras (9 Páginas) • 612 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MATÉRIAS PRIMAS AGROPECUÁRIAS DE ORIGEM VEGETAL
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL: Conhecer matérias primas agropecuárias de origem vegetal
Equipe:
JOÃO PESSOA/PB
2017.2
INTRODUÇÃO
Por serem as matérias primas agropecuárias de origem vegetal, as mais utilizadas na indústria alimentícia se faz crucial o seu estudo para profissionais da engenharia de alimentos, que utilizará dos seus conhecimentos obtidos para a identificação da matéria prima, que levará a sua extração e métodos de armazenamento até a chegada da mesma ao consumidor.
OBJETIVO
Tem como objetivo identificar os tipos de órgãos vegetais que as matérias primas apresentadas representam, citar seus nomes científicos e falar acerca dos nutrientes que cada um possui.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Raízes
- Tubérculos
- Bulbos
- Caules
- Folhas
- Flores
- Frutos
- Sementes
PROCEDIMENTOS
- Matérias Primas Expostas:
- Alcaravia (kümmel)
- Banana
- Batata doce
- Batata inglesa
- Canela
- Castanha-do-Pará
- Cebola
- Cebolinha
- Cenoura
- Coentro
- Cominho
- Dill
- Erva-doce
- Estrela-de-Anis
- Gengibre
- Laranja
- Manjericão
- Milho comum
- Milho de pipoca
- Nabo
- Pimenta rosa
- Quiabo verde (seco)
- Rabanete
- Semente de girassol
- Semente de papoula
- Tangerina
- Identificamos das matérias primas expostas: o tipo de órgão vegetal representam seu nome científico e o tipo de nutrientes que contêm.
- Alcaravia (kümmel)
Nome científico: Carum carvi
Tipo de órgão vegetal que representam: Flor
Nutrientes encontrados: Gorduras totais (saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas), aminoácidos, sódio, potássio, carboidratos, proteínas, vitaminas (A, B6, C) cálcio, ferro e magnésio. As sementes são picantes e levemente adocicadas e são muito utilizadas na culinária nórdica, que aromatiza queijos, pães e vários preparados salgados, como “pretzels”, em pães e bolos. O óleo das sementes é empregado no preparo do kümmel e de outras bebidas alcoólicas.
- Banana
Nome científico: Musa spp.
Tipo de órgão vegetal que representam: Baga
Nutrientes encontrados: É uma fruta bastante energética e com uma grande quantidade de vitaminas como C, A, D, B1 e B2, além de grandes quantidades de potássio, fósforo, cálcio e ferro. Por conta disso é amplamente utilizada na alimentação de atletas e altamente recomendada por nutricionistas para todas as idades. Além disso, também possui propriedades medicinais, o tanino (substância presente na fruta) ajuda no controle de diarreias, também é usada no combate a asma, tuberculose, pneumonia e hepatite. A banana ainda verde é usada como antisséptico e para controle de hemorragias em cortes.
- Batata doce
Nome científico: Ipomoea batatas
Tipo de órgão vegetal que representam: Raiz
Nutrientes encontrados: Ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes. Sendo assim, é considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina. Possui dois tipos de raiz: a tuberosa, que constitui a principal parte de interesse comercial, e a raiz absorvente, responsável pela absorção de água e extração de nutrientes do solo. São revestidas por uma casca fina, que pode apresentar colorações variadas como: roxo, salmão, amarelo, creme ou branco, com parte central denominada polpa ou carne.
- Batata inglesa
Nome científico: Solanum tuberosum L
Tipo de órgão vegetal que representam: Tubérculo.
Nutrientes encontrados: Possui pouca gordura e uma boa quantidade de vitaminas e minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Selênio, Vitaminas C, B6, A, E, K e Betacaroteno. Originária do Peru ou da Bolívia, a batata ou batata-inglesa como é conhecida foi difundida pelos colonizadores europeus e hoje é alimento contemporâneo mais usado nas mesas americanas e europeias. Planta herbácea, constituída de caules angulosos e ramificados, de coloração verde ou arroxeada, com altura variável de até 50cm. A parte subterrânea é formada por estolhos, caules laterais. As folhas são compostas por três ou mais pares de folíolos laterais, um apical e alguns rudimentares, todos de formato arredondado. Apresenta flores autopolinizadas, originando um fruto verde, cheio de sementes miúdas.
...