As Matérias-Primas Agropecuárias de Origem Vegetal
Por: Jhomylle Silva • 16/6/2020 • Trabalho acadêmico • 4.317 Palavras (18 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DEA
Matérias-Primas Agropecuárias de Origem Vegetal
Aula Prática nº 01
Conhecer Matérias Primas Agropecuárias de Origem Vegetal
Docente: Prof. Dr. Heinz Johann Holschuh
Discentes: Josué De Morais Lima
João Pessoa - PB
2018
INTRODUÇÃO
As matérias-primas de origem vegetal são as mais empregadas pela indústria de alimentos e são também as de menor custo, podem ser extrativas ou cultivadas, das florestas são extraídas matérias-primas para a indústria alimentícia E é difícil separar as diversas matérias primas existentes justamente por essa diversidade, após a pequena introdução terá uma lista com exemplos de matérias primas vegetais. O relatório a seguir trata-se de uma aula extra ocorrida for a das dependências da universidade no meu caso os dados foram obtidos do Carrefour, localizado nos bancários, e no Supermercado Mendonça, localizado no grotão, ex:
[pic 1] Caules: Cana - de - açúcar, Palmito
[pic 2] Cereais: Milho, Trigo, Arroz, Aveia, Centeio e Cevada
[pic 3] Bulbos: alhos e Cebolas
[pic 4] Leguminosas: Ervilhas, Feijões, Soja e Amendoim
[pic 5] Raízes: Aipim, Batata, Inhame
[pic 6] Folhas: Chá
[pic 7] Inflorescências: Brócolis e Couve - Flor
[pic 8] Frutas: Abacaxi, Banana, Laranja, Maçã, Pera, Uva, outras
[pic 9] Frutos secos: Amêndoas, Coco, Nozes.
OBJETIVO
Familiarizar os alunos com órgãos vegetais, matérias primas alimentares e identificar que tipos de órgãos vegetais representam.
METODOLOGIA MATERIAL
Raízes, Tubérculos, Bulbos, Caules, Folhas, Flores, Frutos, Sementes. Diversas matérias primas de origem vegetal encontradas no local visitado.
PROCEDIMENTO METODOLOGICO
- Em um estabelecimento que comercialize matérias primas alimentícias como as descritas em Material, observar e registrar em lista simples aquelas a venda neste estabelecimento (Feira, mercadinho, supermercado ou semelhante localizado em seu Bairro).
- Ao lado do nome comum anotar o nome científico (procurar na internet, por exemplo Wikipedia).
- Em terceira coluna colocar os usos da matéria prima.
RESULTADOS
Nome: Melão
Nome cientifico: Cucumis melo l.
Usos:
O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções e Niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afeções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas. Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.
Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de vitamina A, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. As sementes contém aminoácidos como lisina e histidina, sendo usadas em muitos países em substituição de amêndoas e pistachios. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarreias. Até a sua casca contém potássio, por isso pode ser usada como adubo.
Nome: Melancia
Nome cientifico: Citrullus lanatus
Usos:
As melancias são geralmente consumidas in natura, apenas refrigeradas. Da polpa se pode obter um delicioso suco, liquidificado ou centrifugado. Neste caso é interessante remover as sementes antes do processamento. A casca da melancia e os frutos pequenos podem ser consumidos como legumes, fritos ou em conservas do tipo picles. Também se pode fazer deliciosas compotas ou geléias da casca. Na China, as sementes são consumidas torradas e temperadas, da mesma forma que as sementes de girassol.
Nome: Cebola
Nome cientifico: Allium cepa
Usos:
Flavonóides
Quercetina
Atividade antioxidante
Atividade cardiovascular
Atividade antiinflamatória
Atividade antitumoral
Atividade imunológica
Atividade antiviral
Nome: Batata
Nome cientifico: Solanum tuberosum
Usos:
Fins culinários e medicinais
Nome: Batata doce
Nome cientifico: Ipomoea batatas
Usos:
Coadjuvante no ganho de massa muscular
Ajuda a perder peso
Poderoso antioxidante
Para tratar pele oleosa
Para melhorar a textura da pele
Para calcanhares rachados
Para tratar olheiras
Para impedir o envelhecimento precoce
Para hidratar a pele
Melhora a saúde dos cabelos
Regula os níveis de açúcar no sangue
Prevenção contra o câncer
...