As Medições em circuitos elétricos e potência elétrica
Por: Talles Willers • 20/12/2017 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 601 Visualizações
ROTEIRO V – medições em circuitos elétricos e potência elétrica
Objetivos
Neste experimento tem-se como objetivo manusear as partes integrantes do multímetro, que são o voltímetro e o amperímetro.
Além de evidenciar as principais propriedades da associação em serie em termos da intensidade de sua corrente elétrica, sua diferença de potencial elétrico e da potência elétrica de um circuito.
Materiais utilizados
- 1 Quadro eletroeletrônico CC e CA vertical isolante e transparente;
- 2 Conectores com resistores R1e R2 de 100 Ω;
- 1 Chave de liga-desliga;
- 1 Conector com ponte elétrica;
- 3 Cabos vermelhos flexíveis com pinos de pressão para derivação;
- 2 Cabos pretos flexíveis com pinos de pressão para derivação;
- 1 Fonte de alimentação CC tipo EQ030;
- 2 Multímetros.
Roteiro dos procedimentos
É realizada a montagem do painel e são conectados os resistores R1 e R2 aos bornes B1 B2 e D1 E1, é conectada então a ponte elétrica aos bornes D2 e E2. Um dos cabos vermelhos é conectado ao borne H1 e ao borne 1 da chave liga/desliga, o outro cabo vermelho é conectado a fonte e ao borne 2 da chave liga/desliga. O cabo preto é conectado a fonte e ao borne H2. A fonte é ligada e regulada para 0 VCC, após isso é classificada o tipo de associação resistiva entre alguns pontos.
É então retirada a ponte elétrica e conectado o amperímetro em seu lugar, a fonte é então regulada para 5V e ligada. É feita a leitura do amperímetro e são recolhidos alguns dados.
É conectado o voltímetro aos bornes A1 A2, depois aos bornes C1 F1 e por último aos bornes A2 F1, é recolhido os dados em cada uma dessas conexões.
Resultados e cálculos obtidos
Temos no primeiro circuito montado uma associação em serie entre os resistores, neste tipo de associação a corrente não sofre alterações. No segundo circuito, continuamos com resistores em série, só que com mais de uma corrente, dessa forma obtemos correntes iguais, devido aos resistores terem a mesma amperagem.
Com o último teste, variando o voltímetro de local, podemos observar que mesmo tendo uma diferença de potencial diferente sobre cada resistor, obtemos a tensão com a soma dessas diferenças de potenciais, mostrando que ela permanece a mesma no circuito, mesmo se separando nos resistores. Por final conseguimos obter que a Potência do circuito é igual à soma das potencias de cada ponto observado.
Foram obtidos durante o experimento os seguintes dados:
Corrente do circuito (i) = 0,02 x 10-3 A
Tensão em cada um (V) = 2,5 v
Pela formula de potência, temos que P = V.i
Desse modo, encontramos que a Potência (P) é igual a 5.10-5 Watts.
Conclusão
Neste relatório foram apresentados os resultados obtidos pelas medições dos circuitos testados durante o experimento.
Assim pode-se analisar como as correntes agiam e trabalhavam para a formação da potência dos circuitos testados neste experimento. Pode-se observar que a potência permaneceu a mesma em diferentes circuitos, variando apenas quando sua tensão a partir da fonte foi alterada.
...