CULTURA DO AMENDOIM
Por: isalaura • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 2.090 Visualizações
A CULTURA DO AMENDOIM
JOEL ALEXANDRE DA SILVA
INTRODUÇÃO.
O amendoim se originou na América do Sul, é uma leguminosa de origem vegetal que pertence à família Fabaceae. É composto por fosforo, nutrientes importantes para a memória, sais minerais, combustíveis para produção de trabalho muscular, são rico em vitamina E, e apesar de possuir alto teor calórico não contém colesterol, pois é de origem vegetal. Assim como as demais leguminosas, o amendoim forma sementes no interior das vagens, que crescem embaixo da terra úmida, onde suas sementes se desenvolvem.
[pic 1]
Classe Botânica:
Amendoim, Arachis hypogaeaeL., Divisão Magnoliophyta. Classe Magnolipsida, Família Fabaceae, Subfamília Faboidae, Gênero Arachis, Espécie hypogaeae.
Principais países produtores no mundo e no Brasil:
Embora seja um produto consumido o ano inteiro, a maior demanda por grãos e derivados de amendoim no Brasil ocorre a partir de meados de mais até julho, quando o consumo aumenta, devido aos tradicionais eventos juninos, principalmente na região Nordeste, que é o segundo maior polo consumidor de amendoim em nível nacional.
Os principais países produtores são: China com 27,2%, a Índia com 22,4% e os Estado unidos com 8,1%.
No Brasil a região Nordeste tem como principal produtores a Bahia, Sergipe, Paraíba e Ceará.
O amendoim é plantado em 103 países, no estado de Sergipe em 60 comunidades localizadas em 19 municípios. Nos Estados Unidos toda a produção é mecanizada e industrializada e na África é totalmente manual.
O amendoim é uma cultura mundialmente cultivada, por ser um dos alimentos mais ricos em vitaminas, as folhas possuem 14% de proteínas, 37% de hidratos e carbono e 15% de matérias graxas.
Em algumas regiões da Ásia e África o amendoim faz parte da dieta alimentar diária, contribuindo para diminuir os efeitos da carência de proteínas, principalmente em locais onde a aquisição de produto à base de proteína animal é reduzida, devido ao alto custo.
[pic 2]
FENOLOGIA E ECOFISIOLOGIA.
A fenologia é o seguimento que estuda eventos biológicos, como a floração e a frutificação, considerando forças bióticas e da interrelação entre as fases, na mesma espécie ou entre espécies diferentes. E a ecofisiologia é a ciência que estuda as adaptações funcionais dos organismos, ou seja, estuda o função que os fatores ambientais exercem sobre um organismo, se seu desenvolvimento aumenta ou diminui conforme os processos fisiológicos.
Para o Amendoim o fator mais importante para o seu crescimento e desenvolvimento é a temperatura, tanto o florescimento, quanto a maturação e o crescimento dos frutos estão diretamente ligados à temperatura. O amendoinzeiro tem metabolismo fotossintético tipo C3 e apresenta taxa fotossintética liquida máxima a 30°C. A máxima produção seca é de 19,6 g/m².dia. A velocidade de germinação atinge níveis máximos sob temperaturas entre 32 e 34°C. E em temperaturas inferiores a 18°C o poder germinativo é reduzido, conforme diminui a temperatura, diminui também a germinação.
A demanda de água durante o ciclo varia, sendo maior na fase de enchimento das vagens, geralmente o consumo varia de 665 mm para os ciclos longos e 490 mm para os ciclos curtos.
[pic 3]
CULTIVARES E VARIEDADES DISPONÍVEIS.
No Brasil são plantadas dezenas de cultivares de amendoim, nas mais variadas regiões. Dezoito deles são oficialmente registradas para o cultivo comercial e reprodução de sementes certificadas. Em São Paulo predomina dois cultivares o Runner IAC 886, que é de habito rasteiro e a IAC Tatu ST, que é de porte ereto, com vagens longas e retilíneas com 3 a 4 grãos de tamanho pequeno.
Para os agricultores o cultivares rasteiro é o mais vantajoso, pois tem o maior potencial produtivo, a melhor qualidade de colheita e a menor taxa de amendoins brotados no campo, que afetam a qualidade do produto.
[pic 4]
As variedades disponíveis mais comuns de amendoim são:
IAC 213
[pic 5]
IAC Tatu ST
[pic 6]
Runner IAC 886
[pic 7]
ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO.
Depois da análise e estudo do solo, foi recomendada para a adubação do amendoim a aplicação de fósforo e potássio, além do calcário dolomítico calcítico e do sulfato de cálcio, o gesso, que são fontes de cálcio, para o melhor crescimento e qualidade do produto.
...