DIA MUNDIAL DA MAE TERRA
Por: Fa_biano18 • 10/5/2015 • Dissertação • 595 Palavras (3 Páginas) • 536 Visualizações
[pic 1]
FABIANO FRANÇA DA SILVA
RESUMO
DIA MUNDIAL DA MÃE TERRA
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Lavras, ao curso de Agronomia, como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Zootecnia Geral.
Professor
Álvaro João Lacerda de Almeida
LAVRAS - MG
2015
- INTRODUÇÃO
“[...] a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são um dever sagrado” (COMISSÃO DA CARTA DA TERRA, 2000).
Foi com esse discurso, de 22 de abril do ano de 1970, e registrado no preâmbulo da carta da terra, que o senador norte-americano, Gaylord Nelson, promoveu o primeiro protesto nacional contra a poluição. Na ocasião cerca de 20 milhões de pessoal aderiram ao movimento, visto a necessidade urgente de preserva e recuperar os recursos naturais, motivando-os para o desafio da sustentabilidade (CHRISTOFFERSON, 2004).
No tocante à seu objetivo, desde a aprovação da Carta Mundial da Natureza que institui os princípios gerais para a preservação da natureza, e até os dias atuais, defende-se que toda forma de vida merece ser respeitada, e que mediante homem atitudes do homem sobre a terra, o mesmo deve reconhecer cabalmente a urgência que tem manter o equilíbrio e a qualidade da natureza e conservar os recursos naturais.
Com base no exposto, a Assembleia Geral das Nações Unidas por meio da Resolução 63/278 de 2009, declarou o dia 22 de abril como “Dia Internacional da Mae Terra”. Assim, essa comemoração tem por objetivo avocar a atenção da população mundial para a emergência da preservação e recuperação dos recursos naturais e motivar a sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade planetária (ONU, 2009).
Nos dias atuais, eleva-se a preocupação com a conservação da terra em função das atividades humanas na agropecuária, que contribuem na degradação dos recursos naturais, e compromete as condições de vida atuais e futuras. Em contrapartida, o Direito Ambiental passa a atuar de forma fundamental, ao instigar a participação direta da sociedade na proteção sustentável do meio ambiente (WIESER, 2015).
Assim, destaca-se a importância do Desenvolvimento Sustentável como forma de reduzir os impactos agrícolas sobre a terra, para garantir qualidade de vida para as próximas gerações, como exposto na Declaração do Rio de Janeiro, 1992, que dispõe sobre o meio Ambiente e o Desenvolvimento: “o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das gerações presentes e futuras” e que “ para alcançar o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente constituirá parte integrante do processo de desenvolvimento e não poderá ser considerada isoladamente deste”.
...