Implantação de mamoeiro no centro de minas
Por: Barbara Macêdo • 29/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-FCA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA-DAG
PROJETO:
IMPLANTAÇÃO DO POMAR DE MAMOEIRO EM CURVELO-MG
Diamantina-MG
JUNHO-2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-FCA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA-DAG
PROJETO:
IMPLANTAÇÃO DO POMAR DE MAMOEIRO EM CURVELO-MG
Trabalho apresentado como parte dos requisitos da disciplina AGR037–Fruticultura Geral.
Docente: Maria do Céu Monteiro Cruz
Discente: Bárbara Caroline L. de Macedo
Bárbara Hortêncio Silva
Diamantina-MG
JUNHO-2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO DA PRODUÇÃO 4
3. ESCOLHA DO LOCAL 4
4. ESCOLHA DA CULTIVAR 5
5. IMPLANTAÇÃO DO POMAR 5
5.1. MÉTODO DE PROPAGAÇÃO 5
5.1.1. AQUISIÇÃO DE SEMENTES 5
5.1.2 PRODUÇÃO DE MUDAS 6
5.2. ÉPOCA DO PLANTIO 7
5.3. PREPARO DO SOLO 7
5.4. CORREÇÃO E ACIDEZ 7
5.5. ADUBAÇÃO E TRANSPLANTE 8
6. IRRIGAÇÃO 8
7. CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS 9
8. CUIDADOS COM O POMAR 9
9. COLHEITA 9
9.1. PÓS-COLHETA 10
10.CLASSIFICIFICAÇÃO E EMBALAGEM 10
11.COMERCIALIZAÇÃO 10
12.ORÇAMENTO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
A produção mundial de mamão atingiu 12,5 milhões de toneladas em 2013, tendo como principais produtores a Índia, Brasil, Indonésia, Nigéria e México. O Brasil, segundo maior produtor, responde com 12,6% da produção mundial (FAOSTAT, 2015). Pertencente à família Caricaceae, a espécie Carica papaya é a mais cultivada em todo mundo (EMBRAPA. 2017), sendo essa o produto principal desse projeto frutícola. O mamoeiro destaca-se pela grande densidade de plantas por hectare, por ter fácil propagação, rápido desenvolvimento, e alta produtividade. Sua polpa é utilizado na indústria de alimentos para produção de sucos, néctares, geleias e conservas, além de purê, pelo processo asséptico ou na forma congelada. (KOEHLER, 2004). O objetivo deste projeto foi fazer uma simulação comercial de um pomar de área total de um hectare da cultura do mamão (Carica papaya L.) desde o plantio à comercialização, para cidade de Curvelo-MG.
2. OBJETIVO DA PRODUÇÃO
Objetivou-se cultivar mamão por ser esse um fruto de valor comercial, apreciado por grande parte da população, climatérico, com tempo de prateleira relativamente longo, podendo produzir durante todo o ano, e ciclo do plantio à colheita relativamente curto, boa produtividade por pé, bem como por ser uma espécie de tratos culturais de domínio no cenário nacional, sendo que o Brasil é um dos líderes mundiais de produção.
3. ESCOLHA DO LOCAL
Com base nos conhecimentos já citados, a região escolhida para implantação do pomar foi a cidade de Curvelo-MG, localizado no centro de Minas Gerais, situada a 163,5 Km da capital Belo Horizonte, clima tropical e temperatura media anual de 22.1 °C, o mês mais quente é fevereiro com media de 24.4 °C e a temperatura mais baixa ocorre em junho sendo de 18.7 °C. A média anual de pluviosidade é de 1221 mm, o mês mais chuvoso é dezembro com precipitação de 279 mm e o mais seco é junho, com índice pluviométrico de 6 mm.
4. ESCOLHA DA CULTIVAR
A decisão na escolha da cultivar partiu das variáveis que todo empreendedor deve-se levar em consideração para tomada de decisão, e as variáveis observadas foram: tipo de propagação, tamanho e peso do fruto; aceitação no mercado da região; tempo de produtividade e destino comercial da produção. Partindo dessas premissas a cultivar escolhida é a SUNRISE SOLO do grupo solo, popularmente conhecida no Brasil como mamão Havaí, Papaya ou Amazônia. Tem forma de pêra, com peso médio de 500g, possui polpa vermelha-alaranjada de boa qualidade e cavidade interna estrelada. A produção começa entre 8 e 10 meses após o plantio, produzindo em média 40t/ha/ano.
5. IMPLANTAÇÃO DO POMAR
5.1. MÉTODO DE PROPAGAÇÃO
O mamoeiro pode ser propagado por meio de sementes, estaquia e enxertia. Contudo, por fatores econômicos, o método de propagação utilizado será sexuado (sementes). Sementes de cultivares do grupo Solo podem ser produzidas pelo próprio produtor, enquanto as do grupo Formosa por ser Híbridos, devem ser adquiridas de firmas produtoras. Apesar da produção de mudas ser um dos processos mais caros na produção agrícola, optamos por esse método visando viabilizando a produção das próximas mudas após a primeira colheita de sementes do próprio pomar.
5.1.1. AQUISIÇÃO DE SEMENTES
As primeiras sementes serão providas de plantas sadias, quando adultas, possuíram um bom vigor e características varietais definidas. A empresa selecionada para aquisição das primeiras sementes foi a Biosementes do Brasil Ltda , uma empresa dedicada ao ramo agrícola, inaugurada em 1987, 100% certificada no Ministério da Agricultura, onde encontra-se assistência técnica especializada. A empresa disponibiliza sementes certificadas de gramíneas ornamentais, cerca viva, árvores, hortaliças, flores e frutíferas com alto padrão de qualidade. A mesma também é especializada em produtos de irrigação agrícola e paisagística, sistema de gotejamento, microaspersão, rotores aspersores subterrâneos, aspersores de impacto, bombas d’água, acessórios agrícolas, defensivos e muitos outros produtos de ótima qualidade e com os melhores preços e sempre leva em consideração o meio ambiente. Esta organização esta apta realizar importação e exportação com credenciamento no SISCOMEX. A empresa é detentora da marca Biosementes credenciada no INPI do Governo Federal. O CNPJ da empresa é 16084741/0001-38 e o RENASEM é BA-01048/2011.
...