Manual de Adubação e Colagem
Por: alessandra_bugen • 30/8/2018 • Dissertação • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância AD1 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA - 338 - CONTABILIDADE – 2018
Curso:
Professor: Marcos Fernando Severo de Oliveira
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
- AD composta de cinco questões regulares de dois pontos e uma questão bônus de dois pontos.
- Você pode responder as seis questões.
- Pontuação máxima de dez pontos.
- Serão consideradas as cinco questões melhor pontuadas.
Questão 1 – contém hyperlinks | 2 pontos |
Antes de iniciar, medite alguns instantes sobre esta definição de CONTA:
Conta é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens + Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas). A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa. Todo fato mensurável em dinheiro é representado por uma conta.
É através das contas que a contabilidade consegue exercer o seu papel. Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa (como compras, vendas, pagamentos e recebimentos) são registrados pela contabilidade em contas próprias.
VIRTUOUS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Contas. 2018. Disponível em:
1.a Explique a diferença entre Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. Além do livro didático, essa informação pode ser obtida em:
- http://socontabilidade.com.br/conteudo/contas.php
- http://socontabilidade.com.br/conteudo/contas2.php
- https://meusestudos2016.wordpress.com/2017/04/05/contas-patrimoniais-e-de-resultado-conceito-de-conta-contas-patrimoniais-e-de-resultado/
R.: Contas Patrimoniais – Representam a situação estática, ou seja, são contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo (indica a existência de Obrigações e Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o Patrimônio da empresa, através do Balanço Patrimonial.
Contas de Resultado – Representam a situação dinâmica, ou seja, as contas que alteram o Patrimônio Líquido (PL). São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo). São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
1.b Classifique as contas a seguir conforme sejam patrimoniais ou de resultado (algumas contas contém hyperlinks).
Mercadorias para revenda - Patrimonial
Matérias-primas - Patrimonial
Títulos a receber - Patrimonial
Veículos - Patrimonial
ICMS a recolher - Patrimonial
Salários a pagar - Patrimonial
Vendas de mercadorias - Resultado
C.M.V. Custo das mercadorias vendidas - Resultado
Depreciação - Resultado
(-) Depreciação acumulada - Patrimonial
Aproveite o plano de contas (rol das contas usadas na contabilidade de uma entidade) oferecido na Seção 2 do Capítulo 5 para conferir suas respostas. O plano de contas é extremamente útil porque indica a natureza do saldo da conta (devedor ou credor) e o grupo e subgrupo de contas a que pertence. Se você souber a qual grupo pertence uma conta, você saberá classificá-la como conta patrimonial ou de resultado. Ainda, recomendo fortemente que você saiba o significado de cada conta.
Questão 2 – contém hyperlinks | 2 pontos |
As contas podem ser classificadas conforme o grupo e subgrupo a que pertencem, de acordo com a ordem do grau de liquidez.
O grau de liquidez das contas do grupo do ATIVO patrimonial também é designado por grau de realização: prazo estimado para que os bens e direitos possam ser materializados em dinheiro. Nesse sentido, o valor registrado na conta CAIXA é de elevado grau de realização (liquidez absoluta, imediata) e o grau de realização do valor anotado na conta IMÓVEIS é bem menor (baixa liquidez).
O grau de liquidez das contas do grupo do PASSIVO patrimonial também é designado por Grau de Exigibilidade: tempo requerido para a quitação das obrigações. O saldo da conta SALÁRIOS A PAGAR tem alto grau de exigibilidade, ao passo que os valores da conta CAPITAL não são exigíveis. Aliás, outra forma de designar o grupo de contas Patrimônio Líquido é Passivo não Exigível.
As contas do (grupo do) ATIVO são dispostas em ordem decrescente de liquidez e as contas do PASSIVO são dispostas da mais exigível para a menos exigível.
...