O Capim-Limao
Por: Junior Kwiatkoski • 7/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 980 Visualizações
[pic 1] [pic 2][pic 3]
TRABALHO DE HORTICULTURA
CAPIM LIMÃO
NOME: MILTON KWIATKOSKI JUNIOR
RHUAN MATHEUS GONÇALVES
DENER LIRANI
GIULIANNO SCHAVION
BARBARA G. CARTES
BARBARA H. ALVES
PONTA GROSSA
2016
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO____________________________________________1
PLANTIO________________________________________________2
TRATOS CULTURAIS______________________________________2
CLIMA, LUMINOSIDADE, SOLO E IRRIGAÇÃO_________________2
COLHEITA_______________________________________________2
FINALIDADES DO CAPIM LIMÃO____________________________3
CONTRAINDICAÇÕES_____________________________________3
FORMAS DE CONSUMO___________________________________3
CURIOSIDADE___________________________________________3
CONCLUSÃO____________________________________________4
ANEXOS________________________________________________5
REFERÊNCIAS___________________________________________8
INTRODUÇÃO:
O capim limão é uma planta perene, que forma enorme touceiras de folhas finamente estriadas, de cerca de 60 a 80 centímetros de altura, com margens cortantes, exalando um forte odor de limão. Flores agrupadas em pequenas espigas, formando várias touceiras, com rizoma curto. Suas folhas finamente estriadas, são ásperas e com margens cortantes. Seu aroma forte e penetrante, semelhante ao do limão, desaparece quando as folhas ficam secas. O Cymbopogon citratus, popularmente conhecido como Capim limão, capim cidreira, chá de estrada, entre vários outros nomes é uma planta medicinal pertencente à família das gramíneas. A erva é uma planta nativa das regiões tropicais da Ásia, mais precisamente da Índia.
O capim limão é utilizado para produção de chás, medicamentos, pomadas, aromatizantes, desinfetantes, sabonetes, cervejas, inseticidas, repelentes, e vários tipos de cosméticos.
PLANTIO:
O plantio é feito retirando-se mudas de plantas bem estabelecidas. Deve se retirar da touceira mudas com algumas raízes, consistindo de uma haste grossa ou duas hastes finas. É muito raro cultivar a espécie (Cymbopogon citratus) a partir de sementes, pois a planta raramente floresce. O espaçamento recomendado é de 40 cm a até 100 cm entre as plantas, dependendo da fertilidade do solo, pois a planta pode crescer bastante em solos muito férteis. (ANEXO 01). O capim-limão pode ser facilmente cultivado em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de diâmetro. (ANEXO 02).
TRATOS CULTURAIS:
Deve se manter a plantação livre de plantas invasoras que competem com o capim-limão por recursos e nutrientes nos primeiros meses de plantio. É necessário que o solo seja adubado após o corte das folhas ou a cada 3 ou 4 meses. A cada 3 ou 4 anos, as touceiras podem ser divididas e replantadas para melhorar a produtividade, visto que ficam muito espessas, com pouco espaço para crescer.
CLIMA, LUMINOSIDADE, SOLO E IRRIGAÇÃO:
O capim-limão cresce melhor em clima quente e úmido. Contudo, pode ser cultivado em regiões mais frias se mantido em vasos ou outros contêineres que podem ser movidos para locais aquecidos durante períodos de baixas temperaturas. A planta necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia. O capim limão se desenvolve com mais facilidade em solos bem drenados, leves, férteis e ricos em matéria orgânica. A irrigação deve ser feita de maneira que mantenha o solo úmido, porém não encharcado.
COLHEITA:
A colheita das folhas pode ser feita três ou quatro meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas individualmente quando necessário ou todas de uma só vez. Em regiões de clima adequado, a colheita total das folhas pode ser feita três ou quatro vezes ao ano. O melhor é colher no início da manhã ou ao final da tarde, para diminuir a volatização dos óleos essenciais presentes nas folhas, maior no calor das horas mais quentes do dia. A colheita pode ser feita de maneira manual com facões, cutelos e foices ou também pode ser feita de forma mecanizada com um maquinário apropriado. (ANEXO 03).
FINALIDADES DO CAPIM LIMÃO:
O capim limão tem as seguintes utilidades: antibacteriano, calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo, desinfetante e repelente de insetos. Seu consumo é indicado para melhorar a digestão, gases, retenção de líquido, dor muscular, insônia, irritação, dor de cabeça, febre, tosse, pressão alta, cólica menstrual e diarreia. Ainda ajuda a recuperar a pele acneica e a controlar a oleosidade.
CONTRAINDICAÇÕES:
O chá é contraindicado para pessoas que sofrem de gastrite, azia e úlceras. Gestantes e lactantes devem consultar seus médicos antes de consumir. Seu efeito sedativo pode ser potencializado com medicamentos para o mesmo fim ou para baixar a pressão. Se usado na pele, há necessidade de lavá-la antes de se expor ao sol, para evitar queimaduras e manchas.
...