O Técnico em Agroindústria
Por: Paulo_Caninde • 28/7/2021 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM INDSUTRIAL (SENAI)
MATERIA: TECNICAS E FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
PROFESSORA: TALITA
ALUNA: THALINE PONTES VIEIRA
CURSO: GEATÃO DA QUALIDADE DE CONTROLE
TEMA:
NORMAS E PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE NA FABRICAÇAÕ DE UM PRODUTO
INTRODUÇÃO
Durante nossa trajetória ao nos aprofundarmos nesse conteúdo, falaremos um pouco sobre um alimento muito conhecido pelos brasileiros.
Pamonha é um doce brasileiro, de origem indígena (ou africana, conforme alguns historiadores), comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. É um daqueles casos típicos de comidas “ame-a ou deixe-a”. Há quem suspire e há quem não consegue nem ouvir falar o nome.
DESENVOLVIMENTO
Pamonha é um quitute brasileiro, comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Provavelmente descende da culinária indígena
O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa-muñã, que significa "pegajoso".
No livro O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há referência tanto à pamonha como ao curau.
Popularmente, no Brasil, chama-se de "pamonha" alguém que é preguiçoso, lento ou palerma.
A forma de preparo genérica da pamonha, comum a várias receitas, é a seguinte: o milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce. Esta massa é colocada em tubos feitos com a própria casca do milho (ou com folha de bananeira), atados nas extremidades. As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.
No Centro-Oeste brasileiro, há a pamonha salgada, chamada pamonha de sal, com recheio de carnes ou embutidos como linguiças, e a pamonha de doce, que leva queijo tipo minas como recheio.
No Nordeste brasileiro, a pamonha é preparada com leite de coco. Em outras regiões, pode ser um bolo de milho que depois de pronto é embrulhado em folhas de bananeira, e ao ser servido, é dissolvido em água e açúcar, recebendo o nome de garapa de pamonha.
Como ela é produzida?
Atualmente, a pamonha é produzida informalmente nos domicílios, vendida à temperatura ambiente nas ruas e deve ser consumida no mesmo dia em que é preparada. Em relação à matéria-prima, três híbridos de milho verde serão avaliados para identificar o mais produtivo.
Um de seus principais ingredientes são: milho verde.
MILHO VERDE
O milho (Zea mays) é um dos cereais, mas plantados em todo o mundo devido a sua versatilidade para a alimentação humana, animal e também ser um ingrediente de base para diversas indústrias de alimentos.
Milho “verde” é a denominação popular do milho que tem seus grãos na fase leitosa e que podem ser consumidos “in natura”, após cozimento ou para preparo de especialidades como o curau, pamonha e bolos. É uma excelente opção para o pequeno e médio produtor rural, pois pode ser cultivado em pequenas áreas e, se for irrigado, produzido o ano todo.
Para o plantio do milho para milho verde, o primeiro passo é saber escolher a semente adequada para esta finalidade. É muito importante lembrar que o milho destinado à produção de grãos, muitas vezes, não se adequa à produção de milho verde.
ESPAÇAMETO PARA PLANTIO
O espaçamento para plantio é variável e vai depender da densidade de semeadura. No geral, para milho verde, o espaçamento entre linhas varia de 70 a 100 cm. É considerado um espaçamento maior do que o milho para produção de grãos, permitindo que os colhedores consigam entrar nas linhas para fazer a colheita, que é manual. A densidade de plantio diz respeito ao número total de plantas por hectare. Segundo dados da Embrapa, para o milho verde, ela pode variar de 40 a 55 mil plantas, há, porém, deve ser observado a recomendação da empresa que se adquire a semente de milho. Outra informação importante é que quanto mais se aumenta a densidade de semeadura, menor o número de espigas por planta e menor o tamanho das espigas.
...