Ordem hemiptera como praga agricola
Por: ranito • 30/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 4.441 Palavras (18 Páginas) • 808 Visualizações
Índice
I. INTRODUÇÃO 2
II. ORDEM HEMIPTERA 3
2.1 SUBORDEM AUCHENORRHYNCHA 3
2.1.1 SUPERFAMÍLIA CICADOIDEA 3
2.1.1.1 Anatomia 4
2.1.1.2 Ciclo de Vida 4
2.1.1.3 Reprodução 4
2.1.1.4 Danos e sintomas agricolas 5
2.1.2 SUPERFAMÍLIA CERCOPOIDEA 6
2.1.2.1 Ciclo de Vida 6
2.1.2.2 Reprodução 7
2.1.2.3 Danos e sintomas agricolas 7
2.2 SUBORDEM STERNORRHYNCHA 8
2.2 1 SUPERFAMÍLIA APHIDOIDEA 8
2.2.1.1 Reprodução 9
2.2.1.2 Ciclo de vida 10
2.2.1.3 Danos e sintomas agricolas 10
2.2.2 SUPERFAMÍLIA COCCOIDEA 12
2.2.2.1 Reprodução 13
2.2.2.2 Ciclo de Vida 13
2.2.2.3 Danos e sintomas agricolas 14
III. CONCLUSÃO 16
IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho o grupo ira abordar sobre Hemíptera, Homóptera onde neste dois encontramos as cigarrinhas, pulgão, cochonilhas e cigarras.
Os insectos são grupo de animais mais diversificado existente na terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que milhões destas espécies já foram catalogadas.
Com tudo dizer as Cigarras são insectos com aparelho bucal sugador da ordem Hemíptera. A cigarra tem o ciclo de vida mais longo que qualquer insecto, medindo de 2 a 17 anos. Um ovo em forma de arroz é posto em gravetos macios e hastes da planta.
ORDEM HEMIPTERA
1) Reino: Animalia 2) Filo: Arthopoda 3) Subfilo: Uniramia
4) Classe: Insecta 5) Subclasse: Neoptera 6) Subordem: Homóptera
7) Ordem: Hemíptera
(hemi = metade; ptera = asas). Os hemípteros apresentam aparelho bucal do tipo sugador labial tetraqueta. Apresentam dois pares de asas, cercos ausentes. A ordem Hemiptera está dividida em três subordens:
- Subordem Sternorrhyncha: Antenas longas ou curtas; ápteros ou alados (asas membranosas ou tégminas); ninfas e/ou adultos podem permanecer aderidos às plantas hospedeiras. Reúne as cochonilhas, os pulgões e as moscas-brancas.
- Subordem Auchenorrhyncha: Antenas setáceas curtas; asas membranosas ou tégminas; ninfas e adultos de vida livre. Agrega as cigarras e cigarrinhas.
- Subordem Heteroptera: Asas anteriores do tipo hemiélitro. Corresponde aos percevejos, baratas-d'água, barbeiros, etc. Portanto, apresenta importância agrícola e médica.
2.1 SUBORDEM AUCHENORRHYNCHA
Nessa subordem estão as cigarras e as cigarrinhas. A subordem está dividida em três superfamílias - Cicadoidea, Cercopoidea e Membracoidea.
2.1.1 SUPERFAMÍLIA CICADOIDEA
Família Cicadidae: é a família da cigarra, que se caracteriza por apresentar 3 ocelos no vértice, em triângulo, com aparelho bucal sugador As asas são membranosas, transparentes ou coloridas; órgão sonoro situado no abdome, mais desenvolvido nos machos e cantam para atrair as fêmeas.. As cigarras sugam os ramos novos das plantas, onde as fêmeas efetuam a postura endofiticamente. Dos ovos nascem as ninfas, que se aprofundam no solo para sugar as raízes. As formas jovens caracterizam-se pelo 1º par de pernas do tipo fossorial. O desenvolvimento é bastante longo, podendo durar vários anos.
Figura 1: Cigarra Fonte: www.wikipedia.com[pic 1]
Anatomia
Como todos os insectos as cigarras, tem três partes grandes do corpo (a cabeça, tórax e abdómen), dois grandes olhos redondos, asas claras, seis pernas articuladas. Elas respiram sobre espirales pequenos buracos no abdómen. A antena é curta e eriçadas. Cigarras adultas medem em lado a lado de 1 a 2 cm de comprimento.
Ciclo de Vida
A cigarra tem o ciclo de vida mais longo que qualquer insecto, medindo de 2 a 17 anos. A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta (Hemimetabolismo). Ovo→Ninfa→Inseto adulto. Um ovo em forma de arroz é posto em gravetos macios e hastes da planta. O ovo racha em uma ninfa (o estádio larval) e cai no chão. A ninfa faz um buraco no solo e rasteja a uma raiz de árvores (usando suas pernas em forma de garras).
...