Os Bioindicadores e Biomarcadores
Por: Alessandra Rosiak • 17/4/2017 • Seminário • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.132 Visualizações
Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Camaquã[pic 1]
Curso Técnico em Controle Ambiental
Disciplina de Toxicologia
Prof. Gabriel Rockenbach de Almeida
Nome: Alessandra Galski Rosiak Turma: TCA4V1 Data: 02/03/2017
ATIVIDADE 5
Pesquisar e conceituar Bioindicadores e Biomarcadores. Encontrar um artigo/relatório/trabalho/tese/dissertação/monografia que escreva sobre um ou mais bioindicadores e seus biomarcadores de toxicicidade de algum possível toxicante, em ambiente terrestre e aquático .
Apresentar o artigo do início ao fim fazendo o recorte dos pontos mais IMPORTANTES relacionados ao ASSUNTO PROPOSTO.
A realização do trabalho é individual e poderá ser entregue na próxima aula. Pode ser enviado por e-mail. Não esqueça de colocar as referências da pesquisa.
- Bioindicadores
Bioindicadores são instrumentos utilizados na avaliação da qualidade ambiental. A presença de todo tipo de ser vivo nos indica as características locais, sejam elas físicas, estruturais e químicas, pois eles nos mostram as condições passadas, presentes ou futuras de ecossistemas. A partir dos indicadores ambientais pode-se tomar decisões sobre questões acerca de quais medidas deve-se tomar para a melhoria da qualidade de vida do meio ambiente através das conclusões que serão tiradas das análises realizadas, pois é com o auxílio dos mesmos que pode-se analisar e comparar o nível do desempenho ambiental referente ao consumo e poluição da água, geração de resíduos sólidos, poluição do ar, entre outros.
- Biomarcadores
Os biomarcadores são alterações biológicas que expressam a exposição e/ou o efeito tóxico de poluentes presentes no ambiente. Um biomarcador eficiente deve apresentar grande susceptibilidade, boa sensibilidade, relativa especificidade e baixo custo de análise. Os biomarcadores podem ser classificados em três tipos, independente da sua finalidade e aplicação: biomarcadores de exposição, de efeito e suscetibilidade. Os biomarcadores de exposição confirmam e avaliam a exposição individual ou de um grupo quanto a exposição de uma determinada substância. Biomarcadores de efeito serve para detectar as alterações pré-clinicas devido à exposição e absorção de agente tóxico. Biomarcadores de suscetibilidade permite evidenciar o grau de exposição e o grau de resposta provocada pela exposição a substância química.
Artigo 1: terrestre
- Insetos Edáficos como indicadores da Qualidade Ambiental
Neste artigo é feito uma análise sobre o equilíbrio dos solos através de insetos, pois este é o grupo de seres vivos mais diverso em número de espécies e também por ser de fácil amostragem e dessa forma, pode revelar o nível de qualidade ambiental a partir do qual podem ser determinadas intervenções a fim de manter, recuperar ou restaurar a sanidade ambiental atingindo a sustentabilidade ecológica dos ecossistemas.
Artigo 2: aquático
- Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos
Este artigo apresenta uma análise dos principais bioindicadores utilizados para avaliação do impacto ambiental em recursos hídricos, já que a simples mensuração dos níveis de substâncias químicas presentes no ambiente não é suficiente para revelar os reais efeitos adversos da contaminação, tornando-se necessário a avaliação dos efeitos biológicos da contaminação em diversos níveis hierárquicos. Os bioindicadores foram tratados neste artigo através de dois estudos de casos que abrangem diferentes níveis; no caso 1, foram utilizados três níveis de organização: individual, celular e molecular, para detecção precoce dos efeitos reais da exposição de peixes aos poluentes ambientais em três bacias hidrográficas. A inibição da atividade da AchE em peixes possibilitou a avaliação dos efeitos dos agrotóxicos organofosforados e carbamatos, evidenciando o efeito dos cultivos agrícolas; no caso 2, apresentamos uma avaliação no nível da comunidade de macroinvertebrados, empregando o Índice Biótico Estendido. Discutimos, as vantagens e limitações na produção de dados confiáveis que possibilitem a implementação de medidas adequadas para o diagnóstico em diferentes escalas, visando a proteção e/ou recuperação dos ecossistemas.
...