Qual a importância do estudo da fertilidade do solo?
Por: gev20gev • 28/5/2015 • Monografia • 584 Palavras (3 Páginas) • 1.502 Visualizações
OBSERVAÇÃO:
- AS ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4 DEVERÃO SER ENVIADAS EM UM SÓ ARQUIVO (OU SEJA, NO MESMO PORTFOLIO).
- AS RESPOSTAS DEVERÃO SER REDIGIDAS CORRETAMENTE (ATENTEM AOS ERROS GRAMATICAIS) E COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, OU SEJA, NÃO DEVERÃO SER COPIADAS DA APOSTILA OU DE OUTRO COLEGA
ATIVIDADE AULA 1 (5,0 pontos)
- Qual a importância do estudo da fertilidade do solo?
R: O Estudo de Fertilidade do solo é de extrema importância para o Agronegócio, pois fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos com esse estudo, a correta avaliação da capacidade do solo em satisfazer as necessidades nutricionais das plantas, assim podemos quando necessário adotar práticas corretivas. Assim planejando o manejo adequado para cada cultura.
- Separe os nutrientes N, P, K, Mn, Co, Cu, Zn, Na em:
- Macronutrientes
R: N; P; K
- Micronutrientes
R: Mn, Co, Cu, Zn, Na.
- Assinale a resposta correta de acordo com as afirmativas:
- Baseia-se na necessidade de restituir ao solo aqueles nutrientes absorvidos pelas plantas e exportados com as colheitas, ou seja, aqueles que não foram reciclados.
- ( ) Lei do Máximo
- ( ) Lei do Mínimo ou Liebig
- ( ) Lei de Mitscherlich ou lei dos incrementos
- (x) Lei da Restituição
- O aumento progressivo das doses do nutriente deficiente no solo, aumenta rapidamente a produtividade no início e estes aumentos tornavam-se cada vez menores até atingir um “plateau” quando não há mais respostas a novas adições.
- ( ) Lei do Máximo
- ( ) Lei do Mínimo ou Liebig
- (x) Lei de Mitscherlich ou lei dos incrementos
- ( ) Lei da Restituição
- O rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais, mesmo que todos os demais estejam disponíveis em quantidades adequadas.
- ( ) Lei do Máximo
- (x ) Lei do Mínimo ou Liebig
- ( ) Lei de Mitscherlich ou lei dos incrementos
- ( ) Lei da Restituição
ATIVIDADE AULA 2 (5,0 pontos)
- Responda:
- Onde ocorrem os argilominerais (filossilicatos) no solo?
R: Na parte mais argilosa do solo
- Quando os argilominerais são denominados do tipo 1:1?
R: Quando suas camadas são feitas por 01 lâmina tetraedral junto a uma 01 lâmina octaedral esses argilomineirais são denominados de 1:1.
- Quando os argilominerais são denominados do tipo 2:1?
R: Quando suas camadas são feitas de 02 lâminas tetraedrais e uma lâmina octaedral localizada entre essas duas, esses tipos de argilominerais são chamados do tipo 2:1
- Quando a concentração de H+ na solução do solo e é expressa em termos de “pH” em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5. Esse tipo de acidez seria muito fácil de ser neutralizada se não fossem outras formas de acidez, notadamente a acidez trocável. De que tipo de acidez estamos nos referindo?
R: Estamos nos referindo a Acidez Ativa
- Essa acidez inclui H + Al (H+ trocável e H de ligações covalentes que é dissociado com a elevação do pH, Al3+ trocável). De que tipo de acidez estamos nos referindo?
R: Estamos nos referindo a Acidez Potencial ou Total.
- O que se entende por Capacidade de Troca de Cátions (CTC).
R CTC é a capacidade de troca de cátions, ou seja, é o numero total de cátions trocáveis que um solo pode reter. Assim, quanto mais alta for a Capacidade de Troca de Cátions de um solo, mais cátions ele poderá reter.
...