Relatório de Aula Prática (Teoria dos erros)
Por: VanessaIF • 13/6/2017 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 1.093 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Aula Prática (Teoria dos erros)
Guanambi-BA
Abril de 2017
[pic 2]
Relatório de Aula Prática (Teoria dos erros)
Eliane Da Silva Mauricio
Natália Amorim
Jociele Vilela
Ramaina
Lane
[pic 3]
Guanambi-BA
Abril de 2017
INTRODUÇÃO
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador, os resultados obtidos não serão idênticos. Ao fazermos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, é frequentemente necessário saber com que confiança pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entendê-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também deve-se utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado.
OBJETIVO
Realizar medidas de comprimento, massa e tempo. Aprender a utilizar alguns instrumentos de medida. Fazer o tratamento das medidas obtidas. Onde são transmitidas informação para as principais indicações, preparação nas coletas de dados nas experiências e suas discursões.
Explorar os procedimentos experimentais de todas as medidas realizando as aplicações com finalidade de observar os critérios a serem analisados e discutido.
3. MATERIAL UTILIZADO
Réguas, paquímetro, balança, massa padronizadas, cronômetro, cilindros, fio nylon.
4. Metodologia
No laboratório de Física, medimos a altura e o diâmetro do cilindro fornecido com o auxilio da régua (em centímetros e em polegadas), repetimos essas medidas com uso do paquímetro. Medimos também os lados do bloco com auxilio do paquímetro (em centímetros e polegadas) e anotamos todos os dados obtidos nas tabelas 1 e 2 (em anexo).
Com o auxilio de um cronômetro (no celular), marcamos o período de oscilação de um pêndulo simples para uma das massas (o cilindro), usado no laboratório. Repetimos esse processo de oscilações dos pêndulos por cinco vezes e depois por dez vezes e dividimos o tempo total marcado no cronometro pelo numero de oscilações consideradas. Anotamos os valores obtidos na tabela 3.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A aula de pratica no laboratório foi realizada através do processo de medição no qual as coletas de dados numéricos serão necessárias para determina às grandezas físicas de cada experimento. Usando os princípios básicos da física na utilização dos instrumentos de medição que gerou o experimento sob seus conceitos sobre o seu valor verdadeiro, onde erros são cometidos ao sistemático e o resultado do uso de equipamento não aferido de maneira correta ou erro aleatório na variação das medidas. O cilindro se se observou as dimensões (diâmetro da base e a altura); a dimensão de uma esfera (diâmetro) com auxilio de paquímetro na introdução de incertezas nas medidas.
Reconhecer os conceitos dos laboratórios expressar quando realizamos as medições aos objetos nunca teremos suas medidas exatas da decisão certa expressa em algarismo significativo de maneira correta.
O paquímetro um dos instrumentos usados para medir pequenos objetos devidos a sua precisão de elementos para analise.
Tabela 1- Medidas de comprimento (cilindro).
...