Relatório de estágio laboratório de solos
Por: Lagiélin Carvalho • 28/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.215 Palavras (13 Páginas) • 2.460 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ...
Faculdade ...
Curso...
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
CURRICULAR
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO REALIZADO NA FACUL....
Área do Estágio: Laboratório de análise de solo e foliar.
Relatório de Estágio apresentado à Faculdade ..., como quesito para conclusão do Curso......
___________________________
Professor Orientador
Cidade
2016
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO ............................................................................................... | 03 |
2 - DESCRIÇÃO DA EMPRESA ......................................................................... 2.1 - Histórico da Empresa .......................................................................... 2.2 - Objetivos da Empresa ......................................................................... 2.3 - Principais produtos ou culturas desenvolvidas .................................... 2.4 - Descrição do setor ou do departamento que atuou como estagiário.... | 04 04 04 04 04 |
3 - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO............................................. 3.1 - Cadastro e preparo de amostra de solo.............................................. 3.2 - Extração de P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes em solo e folha ......... 3.3 - Extração de matéria orgânica, pH e Al em solo................................... 3.4 - Leitura de P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes em solo e folha............... 3.5 - Leitura matéria orgânica, pH e Al em solo ........................................... 3.6 - Preparo de soluções para uso nas análises........................................ 3.7 – Cálculo dos resultados........................................................................ 3.8 – Interpretação dos resultados da análise de solo.................................. 3.9 – Cálculos de adubação e calagem......................................................... | 05 05 06 08 09 10 10 10 10 11 |
4 - CONCLUSÃO ................................................................................................ | 14 |
REFERÊNCIAS .............................................................................................. | 15 |
1 - INTRODUÇÃO
De acordo com o engenheiro Agrônomo, assistente técnico regional da Emater Caxias, João Villa, é através da análise de solo que o agricultor poderá saber como está a fertilidade do solo e obter indicações corretas sobre o tipo e a quantidade de calcário e adubo a serem aplicados em cada gleba de sua propriedade, diminuindo desperdícios e evitando jogar dinheiro fora com gastos desnecessários.
Villa destaca que nem sempre é necessário fazer a reposição de nutrientes ou a adubação, mas que somente a análise de solo irá mostrar isso ao produtor. “A utilização em excesso de adubos pode inviabilizar uma área de terra por muitos anos. O desequilíbrio de fertilidade de solo irá causar o desequilíbrio nutricional da planta, facilitando a entrada de pragas e doenças e até a sua morte”.
João Villa salienta que o produtor precisa estar atento à confiabilidade do laboratório para o qual encaminha a análise, caso o processo não seja intermediado pela Emater.
Com este estágio é possível trabalhar realizando interpretação de análises de solo e folhas e contas para determinação da quantidade de adubo, calcário ou gesso a ser aplicada dando assistência em fazendas, também é possível trabalhar em laboratório de análise de solo e foliar.
Há boa oferta de trabalho nas regiões que tradicionalmente têm grandes extensões de terra dedicadas à produção agrícola como Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
O tecnólogo em agricultura de precisão é bem aceito pelo mercado hoje em dia por ser uma área onde há poucos tecnólogos e pelo fato deste tipo de agricultura estar se desenvolvendo no país.
É muito importante que o tecnólogo em ap tenha conhecimento em agricultura e tecnologias da área de ap, podendo buscar reforços em especializações ou mestrado na área.
[pic 1]
Bloco 2- Laboratório de análise de solo de Pompeia- SP
2 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA
2.1 – Histórico da Empresa
O laboratório de análises agronômicas localizado na Av. Fundação Shunji Nishimura na cidade de Pompeia- SP, na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, foi implantado em 1985 com o objetivo de prestar serviços ao agricultor em análise química de solo para determinação da fertilidade, análises foliares para nitrogênio e outros, análise física do solo para determinação do tipo, além de realizar análise de nematóide.
Atualmente o laboratório atende todo o território brasileiro, principalmente os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, além de contribuir para o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec – Pompéia, através da realização de análises para experimentos de professores e alunos, aulas práticas e estágios supervisionados. (FUNDAÇÃO SHUNJI NISHIMURA, 2013).
O laboratório conta com 11 funcionários e possui 3 blocos. No bloco 1 são realizadas as atividades de administração dos dados gerados e recebimento de amostras, no bloco 2 realiza-se a limpeza de vidraria, secagem de vidraria, produção de água destilada, análises físicas e químicas do solo, pesagem de material, leitura de macro e micronutrientes, leitura de pH, moagem de folhas, incineração de folhas, destilação de nitrogênio, e no bloco 3 é realizada a peneiragem das amostras, analise de nematoides e cadastros.
...