Relatório sobre atividades promovidas pelo curso "Introdução à Agronomia"
Relatório de pesquisa: Relatório sobre atividades promovidas pelo curso "Introdução à Agronomia". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulyana • 8/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 509 Visualizações
Este Relatório trata uma atividade promovida pela disciplina Introdução a Agronomia, realizada no sábado 23 de agosto de 2014, onde foi feita uma viagem de campo com os alunos do primeiro semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, juntamente com o Pet Agrárias - Conexão de Saberes, o Programa Residência Agrária, o monitor de Aspectos Sociais da Agricultura e o monitor de Extensão Rural, destinando-nos à Chorozinho, ao Assentamento Rancho Alegre.
A viagem foi dirigida pela professora Maria Lúcia de Sousa Moreira, coordenadora pedagógica do Programa Residência Agrária e tutora do PET Agrárias, leciona as disciplinas de Aspectos Sociais da Agricultura, Introdução a Agronomia, Metodologia Científica aplicado as Agrárias e também Extensão rural. Atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.
Estavam presentes também a ilustre professora Dra. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves do departamento de fitossanidade, leciona a disciplina de Introdução à Agronomia e também também leciona a disciplina Princípios da Entomologia Agrícola.
Foram separados cinco grupos de estudantes para que pudessem aprofundar nas oficinas oferecidas pelos assentados nos quintais produtivos, onde acompanhando o trabalho do líder Tiago na oficina do quarto grupo, na qual muito bem acolhidos, nos deparamos com as realidades de um assentamento, observando principalmente as tecnologias utilizadas para armazenamento e uso de água, juntamente com a manejo de plantas e animais a partir de práticas agroecológicas.
A expressão "assentamento" é utilizada para identificar não apenas uma área de terra no âmbito dos processos de Reforma Agrária, destinada à produção agropecuária e ou extrativista. É também um espaço heterogêneo de grupos sociais constituídos por famílias camponesas, que ganha vida depois de desapropriado ou adquirido pelos governos federal e ou estaduais, com o fim de cumprir as disposições constitucionais e legais relativas à Reforma Agrária. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
1. Sobre o Assentamento
O Assentamento Rancho Alegre é o resultado de muitas lutas de famílias que antes estando em barracões de lona na beira da estrada, conseguiram conquistar seu pedaço de terra na Fazenda pertencente a empresa Padre Cícero,localizado no Município de Chorozinho a 40 quilômetros da Capital Cearense e possui 125 hectares. O dia 20 de agosto de 2009 foi marcado como o início de uma extensa caminhada necessária a eles e a todo Brasil, uma reforma agrária que possibilite terra para todos e uma agroecologia sustentável que garanta uma melhor qualidade de vida de todos os cidadãos.
Novos desafios surgem paras as famílias do Assentamento, recuperar uma grande monocultura de café em plantações que possam suprir as necessidades das famílias (subsistência), produzir alimentos sem agrotóxicos que fazem o alimento ser mais saboroso e que o consumidor tenha uma vida mais saudável e também desafios financeiros como o pagamento do financiamento das terras e educação para a nova geração.
O que vem garantindo todas as vitórias dessas famílias é a democracia entre eles e o respeito, assim como uma organização deleitável, baseada no diálogo e nas reuniões que os mesmos fazem em uma associação elaborada para discutir assuntos relacionados a manutenção e crescimento do Assentamento que é caracterizado pela boa convivência dos assentados, excelente organização e pelas práticas agroecológicas, cultivos e criações presentes nos quatro diferentes quintais, também numa boa receptividade e grande prazer em trocar experiências visando o crescimento de todas as partes envolvidas no processo de expansão da proposta de agricultura familiar.
1.1 Sobre o Assentamento – estrutura
O assentamento Rancho Alegre é constituído de dezoito famílias, tendo como líder, Thiago, que mora com sua esposa e uma filha de 8 anos. Sua renda mensal gira em torno de 900,00 reais, podendo sofrer oscilações que dependem diretamente do comércio e dos fatores agrológicos, como a plantação, produção e eventos climáticos.
Todas as casas possuem cisternas que tem capacidade de armazenamento para 16 mil litros de água, abastecidas pelo Rio Choró que abastece dois açudes, sendo o primeiro o Açude Pompeu Sobrinho de cerca de 7 km2 no Município de Choró e o segundo e mais expressivo o Açude da Pacajus de cerca de 31 km2 nos municípios de Chorozinho, Pacajus e Cascavel. Utilizam o método de microirrigação, onde água armazenada em tanques vai em direção à plantação, esta a favor da gravidade, não utiliza energia, pois possui um relevo significativamente íngreme, facilitando a chegada da água a toda a extensão produtiva. No retorno da água, como é contra a gravidade, exige-se um gasto de energia, porém, para um maior aproveitamento, usa-se o método de gotejamento, que são furos na extensão dos canos por onde a água passa, irrigando o outro lado da plantação.
1. Estrutura capital do Assentamento - renda
A renda familiar divide-se no comércio do que produzem no campo, como a plantação de coentro, entre várias outras produções como a carne suína, galinha caipira, carneiro,
...