Resomo do Artigo: Otimizando o manejo agroecológico de pragas através da saúde do solo
Por: Francimara Santos • 12/11/2019 • Resenha • 554 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS CASTANHAL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES
FRANCIMARA ROCHA DOS SANTOS
RESUMO
Artigo: Otimizando o manejo agroecológico de pragas através da saúde do solo
Trabalho apresentado ao programa de pós-graduação em desenvolvimento rural e gestão de empreendimentos agroalimentares, como requisito de avaliação da disciplina Agricultura Familiar Camponesa e Agroecologia. Orientador: Professor Dr. Romier da Paixão, Profa. Dra. Roberta de Fátima Coelho, Profa. Dra. Louise Ferreira Rosal.
CASTANHAL
2019
RESUMO
OTIMIZANDO O MANEJO AGROECOLÓGICO DE PRAGAS ATRAVÉS DA SAÚDE DO SOLO
Miguel A. Altieri, Clara Nicholls
Department of Environmental Science, Policy and Manangement, Division of Insect Biology, University of California, Berkeley, 137 Mulford Hall-3114, Berkeley, CA 94720-3114. E-mail: agroeco3@nature.berkeley.edu
Os autores abordam no trabalho e discutem sobre a relação positiva entre o solo saudável e plantas resistentes ao ataque de pragas, através de um manejo agroecológico do solo. O artigo dá ênfase ao pilar do melhoramento da qualidade do solo através da utilização de matéria orgânica e da conservação da microbiota do solo.
As plantas são vistas como integradoras entre os organismos acima e abaixo do solo, pois as mesmas conectam biologicamente tais organismos, nesse contexto, os autores afirmam que a integridade do agroecossistema depende das sinergias entre a diversidade de plantas e o funcionamento contínuo da comunidade microbiana do solo rico em matéria orgânica.
Os autores criaram um fluxograma para demostrar como ocorre o sinergismo potencial entre a fertilidade do solo e o manejo ecológico de pragas, considerando um agroecossistema sano, a partir de interações positivas entre o melhoramento da fertilidade do solo e o melhoramento no controle de pragas.
No melhoramento de controle de pragas, podem ser utilizadas a diversidade de cultivos, práticas culturais, controle biológico e modificação do habitat; enquanto que no melhoramento da fertilidade do solo pode-se utilizar biofertilizantes, cultivos de cobertura, adubos verdes, compostos e rotações de cultura.
Os autores afirmam através de literaturas, que a capacidade do plantio em resistir e tolerar ao ataque de pragas está intimamente ligada ás propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, considerando que, solos ricos em matéria orgânica e com alta atividade biológica consequentemente possuem uma boa fertilidade, através da ocorrência de organismos benéficos que contribuem prevenindo infecções nas plantas.
Os autores reafirmam que, o manejo da fertilidade do solo afeta diretamente a saúde das plantas, pois muitos pesquisadores têm observado que as práticas de fertilidade do solo que contribuem com o aumento da matéria orgânica e consequentemente o aumento da macro e microfauna, promovem um ambiente que melhora a saúde das plantas.
Em contrapartida, esse sistema pode ser desequilibrado através das alterações dessas práticas agroecológicas, com a utilização de fertilizantes químicos, contribuindo dessa forma com a susceptibilidade do cultivo ao ataque de pragas.
...