SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
Por: Cassiano Santos • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.953 Palavras (12 Páginas) • 587 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
CASSIANO SANTOS EVANGELISTA
Norte Sorvetes
PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar
Santana-AP
2017
CASSIANO SANTOS EVANGELISTA[pic 2]
Norte Sorvetes
PIM - Projeto Integrado Multidisciplinar
Trabalho apresentado como requisito avaliativo referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar I e II, que abrange as disciplinas: Fundamentos de Administração; Recursos Materiais e Patrimoniais; Técnicas de Informática. No curso de tecnólogo em gestão ambiental.
Sob orientação ...........
Santana-AP
2017
RESUMO[pic 3]
O trabalho a seguir compõe o desenvolvimento do projeto integrado multidisciplinar (PIM I e II) do curso de gestão ambiental, do qual será requisito avaliativo e demonstrará de forma detalhada os percalços de um projeto administrativo traçando seguimentos constituintes da empresa Norte Sorvetes, observando o enfoque das disciplinas Fundamentos de Administração; Recursos Materiais e Patrimoniais; Técnicas de Informática, que estão presentes desde o estudo de mercado para a escolha do ramo de atuação da referida empresa, até a efetiva aquisição de pessoal e material para o pleno funcionamento da mesma. Assim como, a diversificação dos produtos e quantidades produzidas.
Assim sendo, ponderarei também de acordo com as informações obtidas, olhares acerca destas de atitudes empreendedoras positivas ou não, proporcionado a você leitor deste projeto as possíveis experiencias e obstáculos advindos da implementação de uma empresa neste caso de pequeno porte, voltada ao ramo alimentício.
Palavras Chaves: Sorvete, alimentação, administração e empreender.
SUMÁRIO[pic 4]
Introdução.................................................................................................................05
1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.1.1- Denominação e forma de constituição..........................................................06
1.1.2- Dados e fatos relevantes da origem da organização....................................06
1.1.3- Natureza e ramo de atuação.........................................................................07
1.1.4- Informações sobre o porte da empresa.........................................................08
1.1.5- Número de funcionários................................................................................08
1.1.6- Principais produtos.......................................................................................08
1.1.7- Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas......................09
1.1.8- Principais mercados onde se encontram o cliente-alvo.................................10
1.1.9- Principais concorrentes ................................................................................10
1.1.10- Organograma organizacional......................................................................11
1.2- Comunicação Empresarial................................................................................12
1.3- Tecnologia da Informação................................................................................12
Conclusão.................................................................................................................14
Referência.................................................................................................................16
INTRODUÇÃO
Desenvolver-se-á nesta pesquisa analítica estrutural, os seguimentos referentes a estrutura administrativa da produção, venda e distribuição de sorvetes artesanais da referida empresa supracitada anteriormente, destacando três campos disciplinares que tomaram ênfase, tendo em vista a formatação estrutural deste trabalho.
Fazendo com que, o mesmo não decline-se por informações e áreas que aqui não serão relevados não abrangendo-o demasiadamente, pois nota-se que o âmbito administrativo empresarial é formado por redes complexais e extensas que não serão detalhados em toda a sua plenitude. Mas certamente buscaremos demostrar aqui não somente a estrutura de pesquisa, como também os saberes advindos de estudos anteriores tidos em sala ampliando-os e o sedimentando.
Os dados aqui expostos foram proporcionados pelo administrador da empresa, por meio de entrevista e acesso a informações de seu banco de dados, a escolha desta deu-se por proximidade do local de residência da mesma e pelo nicho de negócio alimentar que corresponde a grande parte do PIB brasileiro, onde segundo DENONE[1] (2017):
“Pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil – IFB apontou que o segmento de foodservice teve incremento de 3% em 2016 e faturou R$ 184 bilhões. O número pode até ser animador, mas quando comparado com igual período de 2015 amargou queda de 4% no Brasil. “Nos últimos dois anos o setor de alimentação fora do lar sentiu a crise econômica, mas soube se reinventar”, explicou em entrevista ao Brasil Econômico o diretor do comitê de dados do Instituto Foodservice Brasil, Eduardo Yamashita.”
Logo, esta empresa tem atuado com alimentação, mesmo com crises e quebras de economias tem por tendência natural manter-se em curso, dado o fator da necessidade alimentar e dos requisitos da sociedade moderna que em muitos casos não dispõe de tempo, ou mesmo, por comodidade opta-se por uma alimentação fora do lar.
Por fim, este trabalho mostrará em detalhes a empresa Norte Sorvetes, com suas peculiaridades e como o conhecimento do ramo em que atua, aliado com saberes administrativos básicos poderão ser essenciais a qualquer projeto empresarial independente do ramo de atuação ou mesmo do porte financeiro.
- - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
- - Denominação e forma de constituição.
Norte Sorvetes®
Situada à Avenida Ministro Rui Barbosa, nº 2993, Paraíso - Santana – AP; CEP: 68.928-018
Contato: (96) 991810310.
- - Dados e fatos relevantes da origem da organização
A história da Norte Sorvetes teve seu início em 1995, mesmo com a ampla crise que vivenciava o Brasil em todos os setores, inclusive o de sua economia, onde inúmeras pequenas e medias empresas decretavam falência e implementavam fortes procedimentos de combate aos custos visando sempre um futuro incerto de retomada do crescimento, em relato do presidente:
...