Topografia Aplicada ao Georreferenciamento
Por: virna13 • 9/9/2024 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 24 Visualizações
Faculdade Unyleya – Educação à Distância (EaD)
Curso de Pós-Graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Aluna: Virna Maria Oliveira
Disciplina: Topografia Aplicada ao Georreferenciamento
Professor: Osimar Simião
Avaliação 2
Levando em consideração o que estudamos referente à Norma Brasileira para Execução de Levantamentos Topográficos (NBR 13.133/94), faça uso deste espaço para deixar suas contribuições referentes à estrutura da referida norma e identificando o que considerar necessário de atualização/melhorias.
Obs.: Apresente as considerações que devem ter de 300 a 500 palavras, e envie um arquivo em formato .pdf para avaliação e discussão.
Material de apoio: ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. Execução de levantamento topográfico. Disponível em: http://www.carto.eng.uerj.br/cdecart/download/NBR13133.pdf
A NBR 13.133/94 é a norma brasileira que estabelece diretrizes e procedimentos para a realização de levantamentos topográficos, detalha os métodos para a realização de levantamentos, especifica os tipos de equipamentos a serem utilizados, estabelece padrões para a precisão dos levantamentos e o controle de qualidade dos dados e descreve os requisitos para a documentação e apresentação dos resultados dos levantamentos.
Por tratar-se de uma norma com 30 anos sem atualizações significativas, é importante considerar que durantes esse período, os equipamentos e as tecnologias auxiliares ao levantamento topográfico evoluíram bastante e merecem destaque em uma revisão da referida NBR.
O primeiro ponto que pode ser abordado, é a inclusão de novas ferramentas como Laser Scanning, fotogrametria e os drones, tecnologias emergidas nos últimos anos e que de certa forma foram popularizadas e que apresentam eficácia e praticidade aos levantamentos topográficos. A norma pode estabelecer orientações sobre integração e uso desses equipamentos, aumentando e padronizando a eficiência operacional.
É importante também reavaliar e atualizar os requisitos de precisão para refletir as capacidades dos equipamentos modernos e as expectativas atuais do mercado. Introduzir métodos atualizados para verificação e controle de qualidade dos dados, é imprescindível para compatibilização dos avanços tecnológicos e das novas necessidades do setor.
Destaca-se a compatibilidade com sistemas de informações geográficas (GIS), facilitando a integração e o uso dos dados topográficos em diferentes plataformas. Atualizar os requisitos para a apresentação de relatórios e documentação, incorporando práticas digitais e formatos que facilitem o armazenamento e o compartilhamento dos dados e estabelecer requisitos mínimos para elaboração de produção de mapas topográficos, incluindo simbologias, escalas, projeções cartográficas, atualização dos sistemas de coordenadas de SAD 69 para SIRGAS 2000, usado oficialmente no Brasil.
Por fim, é necessário que se estabeleça um processo para revisão e atualização periódica da norma, para garantir que ela permaneça relevante e alinhada, haja vista que os avanços tecnológicos caminham de maneira veloz. Como documento oficial de padronização e consulta em território nacional, é imprescindível que ela seja compatível com as práticas e ferramentas disponíveis para os profissionais aqui estabelecidos.
...