UNIVERSIDADE PAULISTA ESTUDOS DISCIPLINARES II TRABALHO EM GRUPO FLORIANÓPOLIS
Por: fabi40 • 24/4/2015 • Seminário • 627 Palavras (3 Páginas) • 575 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ESTUDOS DISCIPLINARES II
TRABALHO EM GRUPO
FLORIANÓPOLIS
2013
Observação: “Você deverá desenvolver a proposta e entregar em um único arquivo no link de resposta, conforme orientações no modelo Estudos Disciplinares na sua comunidade.”
TRABALHO EM GRUPO (TG)
Professora: CieloFestino
TG: Leitura e discussão do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer.
Leia o conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer e responda às perguntas abaixo:
- Considere o contexto histórico do conto. A narrativa acontece em Moçambique, quando um grupo derebeldes,Renamo, tentou derrocar o governo marxista e muitas pessoas procuraram asilo na África do Sul.A África do Sul, durante o regime do Apartheid(1948‐1992), temerosa das novas nações liberadas, com governos negros, favorecia as guerrilhas que tentavam desestabilizar estas novas nações.
- Qual é posição de Gordimer frente a essa situação?
R.: A Escritora sul-africana faz uma reflexão crítica contra as guerrilhas e se mostra compreensiva em relação à necessidade dos moçambicanos serefugiarem na África do Sul, apesar do governo apoiar tais guerrilhas e ameaçar quem acolhe os refugiados.
- Qual seria o tema principal do conto?
R.:A Resiliência humana frente à crueldade das guerras
- Quem narra a história?
R.:Uma menina negra.
- Analise a linguagem da narradora. Ela é uma moça negra. Porém, a linguagem que ela usa seria a de umapessoa branca, que fala inglês. Por que Gordimer escolhe este tipo de linguagem?
R.: Gordimer escolheu a linguagem de uma pessoa branca, que fala inglês para sensibilizar, causar empatia, com a população branca e culta da África e do mundo para os sérios problemas decorrentes das guerras tribais africanas.
- Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogematravés do Parque Krueger.
R.: Como a maioria dos homens está envolvida com a guerra, as mulheres tem lugar de destaque no conto. São as heroínas da história. O pai foi morto na guerra. A mãe luta desesperadamente para mantera segurança e alimentação de sua família,mas, também desaparece. Com o avô debilitado e as crianças pequenas,sobra para a avó a tarefa de ser a chefe da família. Ao longo da caminhada para fugir dos rebeldes e sobreviver, eles encontram outras mulheres na mesma condição.
- Que lugar precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?
R.: O Parque Kruger, que representa um muro a ser ultrapassado,para os exilados da guerra terem acesso à alimentação, cuidados médicos, enfim, à liberdade. E ao final da guerra, a esperança da narradora é voltar pelo mesmo caminho, atravessar o Parque Krugere voltar para casa.
- Considere a figura dos leões. O que significam no nível simbólico?
R.: Os leões são uma ameaça constante e no nível simbólico, podem representar a ameaça constante de morte, personificada pela polícia ou o exércitoinimigo.
- O que representa uma vida melhor neste novo lugar?
R. : Um teto para se proteger do sol e da chuva, um cantinho que é só seu. Alimento, escola, assistência médica, espaço para as crianças brincarem, onde se fala a mesma língua, enfim, um lugar onde há esperança.
...