A INCERSÃO DA ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL RAUL POMPÉIA
Por: estudar_mais • 5/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 580 Visualizações
/UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FÍSICA - LICENCIATURA
INCERSÃO DA ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL RAUL POMPÉIA
FABIOLA FERREIRA MELO
MANAUS
2018
1 PROBLEMA
Os Parâmetros Curriculares Nacionais garantem o ensino da Astronomia nos anos iniciais, por que em algumas escolas não há este ensino?
A importância da Astronomia para o mundo não é explicitada como deveria, muitos alunos desconhecem as leis dos Astros por falta de projetos que os incentive nas escolas. A falta de capacitação dos professores nesta área e o tempo em que a matéria é ministrada implicam numa falha no aprendizado, pois os alunos a veem com uma insuficiência de informações e detalhes.
A Astronomia é inserida apenas na disciplina de ciências nos anos iniciais da educação, visto que pode ser ministrada também nas disciplinas de história, geografia e física que é vista apenas no 9° ano do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares Nacionais garantem que a Astronomia deve ser ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental, ela está encaixada no subtema de “terra e universa”. Todavia, em algumas escolas principalmente as de ensino público são despreparadas em relação a Astronomia e não havendo uma formação adequada de professores nesta área acarreta na deficiência que alguns alunos enfrentam ao cursar o ensino médio.
2 JUSTIFICATIVA
Segundo Jean Piaget o mundo da criança é expresso por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo, que os torna mais suscetíveis a aprender, a pesquisar, a fazer perguntas, características essas que são imprescindíveis na educação. Levando em conta que a inserção da Astronomia nos anos iniciais inibirá as dificuldades que os alunos Ju ao ingressar no ensino médio, pois a mesma é ministrada no ensino fundamental de forma superficial, frustrando sua experiência. Visto que este assunto é ministrado em física, os alunos acabam encontrando outra realidade.
De acordo com as pesquisas e estudos de Jean Piaget, podemos identifica que para ensinar, é preciso saber o tempo de aprender e compreender como as crianças se comportam ao estarem em contato com o 'novo', uma característica fundamental dos cientistas é a curiosidade, característica essa que encontramos facilmente em crianças. Logo ensinar a importância da Astronomia nos anos iniciais é fundamental porque é o início da vida acadêmica delas, e compreender o céu é uma faceta que contribuirá para o desenvolvimento e creditará a cada um uma visão mais ampla do universo, levando-os a enxergar que o céu não é composto apenas por estrelas e planetas, mas por milhares de astros que ainda temos muito a aprender sobre cada um.
3 OBJETIVO GERAL
Incluir o ensino da Astronomia de forma lúdica e prazerosa para alunos nos anos iniciais de escolas públicas, fortalecendo o aprendizado, tanto de alunos como também de professores.
3.2 Objetivos específicos
- Apresentar os estudos de Jean Piaget relacionados à aprendizagem das crianças.
- Analisar as diretrizes da base nacional comum curricular (BNCC) sobre o ensino da Astronomia nas escolas.
- Promover acesso ao ensino da Astronomia através de experiências observacionais.
4 METODOLOGIA
4.1 Apresentação do projeto
Expor para os alunos da Escola Municipal Raul Pompeia através de palestras ilustrativas e dinâmicas, considerando o alvo do projeto que é principalmente levar o ensino da Astronomia à crianças. Apresentando nessas palestras uma introdução da importância da Astronomia na compreensão de algumas situações que presenciamos em nosso dia a dia, fazendo-lhes perguntas que permitam utilizar e imaginação para sabermos qual a primeira visão que eles possuem sobre o céu.
4.2. Uma viagem ao espaço (Ilustração do espaço sideral)
Confeccionar através de oficinas, materiais que possibilitem o aluno uma melhor absorção sobre o espaço e os astros que o compõem. Trazendo até eles os mistérios e belezas que muitos desconhecem.
4.3. Aprender brincando (Atividades Lúdicas)
Realizar brincadeiras lúdicas, incentivando a imaginação, tornando o aprendizado mais proveitoso e agradável. Existem várias brincadeiras simples que podem ser ministradas as crianças contribuindo para um ensino divertido como:
4.3.1 Projetor de Constelações
Utilizando apenas uma lanterna e cartolina submetem aos alunos uma incrível experiência sobre as constelações, sobre seus significados e posições.
4.3.2 Confecção de veículo espacial
De forma criativa e reciclável é possível confeccionar veículos espaciais, fazendo as crianças imaginarem como seria está viajando no espaço em um veículo daqueles saber como eles funcionam? Qual o primeiro veículo viajar para o espaço? Entre outras perguntas pertinentes à esta atividade.
4.3.3 Caixa sensorial de planetas
Com uma caixa, cheia de areia e o formato dos planetas e estrelas, podemos obter um mini cosmos, onde cada uma verá aqueles objetos e farão perguntas sobre o que é? Onde estão? Como são? Etc. uma simples brincadeira passa informações importantes relacionadas à Astronomia.
4.4 O céu de Estrelas (Observações Astronômicas)
Levar crianças para fazer observações, ensinando-os a identificarem as estrelas, constelações e planetas que podemos observar a olho nu. Em uma possível parceria com a Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM), levar até as crianças o projeto CAUFAM que possuem telescópios que possibilitam uma observação mais detalhada.
5 REFERENCIAL TEORICO
A partir de seus estudos e pesquisas Jean Piaget (1940-1945) criou uma teoria cognitiva que está relacionada ao desenvolvimento da criança, ele acredita que para cada termino e início de período há uma adaptação referente as mudanças ocorridas em cada fase. Cada estágio explica as habilidades que cada criança adquire. Os estágios são: sensor-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Veremos os dois últimos períodos que são referentes ao início da vida escolar das crianças.
O terceiro estágio diz que a criança já possui as habilidades de identificar formas concretas e que armazena certa quantidade de informações em sua memória, no quarto estagio as crianças possuem uma capacidade maior de compreensão que as permitem formular perguntas, argumentos e hipóteses sem necessidade de terem vivido ou participado dos fatos nos quais argumentam. "O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." PIAGET (1896 – 1980), segundo ele era necessário ser criativo, e ele via essa característica nas crianças, observando seu desenvolvimento desde os primeiros anos de vida.
...