Telemedicina em Artigos: O que dizem as últimas revisões sistemáticas?
Por: Ricardo Carvalho • 7/10/2021 • Artigo • 530 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Telemedicina em artigos: o que dizem as últimas revisões sistemáticas?
A telemedicina é uma ferramenta de inovação no atendimento médico que tem ganhado espaço nos dias atuais. Apesar de haver grande resistência em relação a essa nova modalidade, ainda que comparada com o método tradicional de atendimento presencial, tem demonstrado resultados promissores.
Alguns estudos analisaram aspectos da telemedicina, levantando os benefícios da inovação da telemedicina a partir de revisões sistemáticas.
Economic evaluation of E-health interventions compared with alternative treatments in older persons’ care: A systematic review
Nesse estudo, foram avaliados o aceso para pessoas idosas e o objetivo de redução da necessidade de cuidadores nas casas dos pacientes. Concluiu-se que houveram melhorias dos custos ao associar tecnologias da telemedicina ao método de cuidado, a partir do telemonitoramento.
Telemedicina em artigos: A Systematic Review and Meta-Analysis of Telemonitoring Interventions on Severe COPD Exacerbations.
Aqui, foi avaliado a eficácia do telemonitoramento na prevenção de complicações da DPOC, com foco em quadros graves.
Os resultados afirmaram que houve redução de visitas desnecessárias ao pronto-socorro, mas não houve impacto nas hospitalizações.
The clinical effectiveness of telehealth: A systematic review of meta-analyses from 2010 to 2019
Nesse estudo foi avaliado a eficácia clínica dos serviços de telessaúde a partir de indicadores nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endrocrinologia e alguns outros. Concluiu-se que a telessaúde pode ser equiparada ou até mesmo mais eficaz que métodos de cuidados usuais.
Telemedicina em artigos: A Systematic Review and Meta-Analysis of Telemonitoring Interventions on Severe COPD Exacerbations.
Nesse estudo foi avaliado o efeito da telemonitoração doméstico não-invasivo no tratamento de pacientes que possuem insuficiência cardíaca recentemente descompensada. Ele concluiu que a estimativa do efeito combinado das intervenções foi neutra.
Digital Tools for the Self-Assessment of Visual Acuity: A Systematic Review
Foram analisados nesse estudo as ferramentas digitais para avaliar remotamente a função visual. Os autores sugerem que existe equivalência clínica entre o método digital e o presencial, com ressalva de que há menor precisão nas avaliações digitais.
Telemedicina em artigos: Diagnosing surgical site infections using telemedicine: A Systematic Review
Aqui foram avaliadas as tecnologias de telemedicina para verificação de sítio cirúrgico (ISC). A telemedicina diagnosticou mais casos de ISC, quando comparado com o método presencial. Porém, ainda são necessários maiores estudos para garantir que seja uma ferramenta segura e eficaz.
Remote shared decision making through telemedicine: A systematic review of the literature.
Esse estudo avaliou a tomada de decisão compartilhada na telemedicina (SDM remota). Os resultados garantiram que é possível estabelecer “interações médico-paciente produtivas e cuidado centrado no paciente”, o que auxilia na decisão compartilhada com o paciente.
Telemedicina em artigos: Effects of Telemedicine and mHealth on Systolic Blood Pressure Management in Stroke Patients: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials.
Aqui foram avaliadas intervenções de telemedicina e saúde móvel (mHealth) para controle da pressão arterial entre sobreviventes de AVC. Concluiu-se que um melhor controle de pressão foi observado a partir do telemonitoramento, quando comparado com o método usual.
...