VIDA E INFLUÊNCIA DE CARL SAGAN NA DIVULGAÇÃO CIENTIFICA MODERNA
Por: Nicolas Heringer • 28/1/2016 • Abstract • 278 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
Carl Sagan, cientista norte americano, nascido em meados da década de 30, foi o responsável por introduzir a ciência na vida de muitos leigos. Suas idéias eram comparadas aos ideais humanistas do século XIX, pois tentavam explanar, através de métodos científicos a maneira como o homem, desde o inicio de sua vida interage com o meio ao seu redor. Sagan trata- se do maior divulgador cientifico já conhecido, alem de produtor da famosa serie Cosmos: A Space Time Odissey.
Em conjunto com suas formações em astrofísica e astronomia, Sagan adotava um tom poético e filosófico em seus discursos, proporcionando uma maior aceitação, racional e emotiva de seu publico alvo. A partir de tal domínio da dialética em seus discursos, Sagan conquistou a confiança de milhares de espectadores, que futuramente tornaram-se seus seguidores ávidos no meio cientifico.
Pode-se dizer que o ápice de suas idéias se deu durante um pronunciamento realizado no ano de 1996, ao analisar uma fotografia tirada pelo satélite artificial Voyager-1 onde o planeta terra aparecia como um mero pixel na tela, demonstrando, segundo Sagan, a pequenez do homem em relação ao vasto cosmos em que nos localizamos e a futilidade de todos os conflitos pré existentes neste “pequeno ponto azul”. Dessa maneira, Sagan utiliza a ciência como ferramenta de progresso, ao expandir o conhecimento através da aplicação da razão proporcionando uma futura pacificação entre os indivíduos e as ações.
Para atingir tamanha abrangência no meio técnico-cientifico Sagan usufrui uma característica própria, seu dom pessoal, o dom da retórica. O Sociólogo Max Weber explicaria tal conquista como uma dominação carismática, pois, esta, usa a palavra como artifício para influenciar, sustentando seus argumentos em um conjunto de emoção e razão.
...