A ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO RAMO TEXTIL
Por: LarissaBraga22 • 8/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 185 Visualizações
[pic 1]ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO RAMO TEXTIL
Campus Norte Shopping - Excelência em Engenharia de Produção
Campus Norte Shopping
Excelência em Engenharia de Produção
[pic 2]
ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO RAMO TEXTIL
Prof. Orientador Marcelo Prado Sucena
Pesquisadores
Ana Luiza Rocha da Costa - 201407223976
Larissa Braga Pinheiro - 201301542067
Sarah Karolinna da Silva Huon - 201408365201
abril/2016
INTRODUÇÃO
O sucesso das corporações depende, em grande parte, da qualidade de seus produtos ou serviços, constituindo em diferencial para competitividade em mercado cada vez mais acirrado.
Com o aumento da concorrência na indústria, no comércio e na prestação de serviços, gerir uma empresa tem requerido cada vez mais o aperfeiçoamento do conhecimento, de competências e habilidades, focando-se em novos modelos de gestão que têm o capital intelectual como principal pilar. Essa realidade tem se fixado no meio gerencial impondo aos gestores maior entendimento sobre planejamento e controle de suas atividades.
Mas sabe-se que gerir uma empresa é estar de frente com várias fontes de risco e incertezas que se originam internamente e no ambiente que o cerca. Incertezas representam riscos, mas também oportunidades que têm o potencial para destruir ou agregar valor.
Um dos quesitos com alto risco, mas que permite melhorar o nível de serviço ao cliente e a competitividade da corporação em relação aos concorrentes é a gestão de estoques.
A administração de estoques é cada vez mais um fator vital para o desempenho das empresas, pois a sua gestão pode influenciar no desempenho empresarial, impactando diretamente na comercialização de produtos.
Os gestores das empresas enfrentam uma dicotomia: estoque reduzido pode criar insatisfação dos clientes por falta de produtos; excesso de estoque pode causar grandes problemas, tais como investimentos sem retorno, depreciações e perdas de produtos e inventário obsoleto.
De forma simplificada, gerir estoques é possibilitar o amortecimento das consequências das incertezas do dia a dia empresarial. A eficiência na gestão do estoque poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos dos ciclos de comercialização, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa.
CENÁRIO
Esse projeto de pesquisa será desenvolvido no âmbito do varejo de produtos têxteis.
ANÁLISE DO PROBLEMA
Dentre as questões fundamentais a se averiguar em um ponto varejo de produtos têxteis destacam-se:
- Qual é a melhor política de estoques no varejo (planejamento)?
- Como se gerir desempenho de estoque determinando-se os seus níveis máximo, de resuprimento, mínimo e de segurança, além da quantidade a resuprir (controle)?
OBJETIVOS
4.1. OBJETIVO GERAL
Dessa forma, pretende-se com esse projeto analisar e estruturar um sistema de gestão de estoques em uma empresa de varejo no ramo têxtil, permitindo-se o planejamento e controle dos fluxos financeiro e de produto.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entretanto, para cumprir o objeto geral será necessário cumprir os seguintes objetivos específicos:
- Estudar as formas de gestão (planejamento e controle) de estoques;
- Qualificar qual será a política de estoques;
- Determinar o inventário do que existe em estoque;
- Identificar a demanda;
- Classificar os produtos;
- Calcular os parâmetros que permitirão planejar o estoque;
- Calcular os indicadores que permitirão controlar o estoque.
JUSTIFICATIVAS
Gerenciar os estoques de maneira eficiente é uma das questões fundamentais que as empresas de varejo vêm enfrentando. Manter estoques caracterizam custos e capital de giro parado, podendo comprometer o capital financeiro que poderia ser aplicado em outros investimentos tão rentáveis quando ao estoque.
Além disso, existem fatores internos e externos pertinentes, que tornam a gestão de estoques um fator estratégico na administração da corporação. São eles:
- Fatores Internos:
- Proteção quanto a quebras de equipamentos de produção; o Não cumprimento de prazos e condições de fornecimentos dos produtos a comercializar;
- Fragilidade dos processos gerenciais, especialmente no planejamento.
- Fatores Externos:
- Variações não previstas da demanda;
- Mudanças das condições climáticas fora das características peculiares da região;
- Alterações de quesitos socioeconômicos do consumidor.
METODOLOGIA
Para se atingir os objetivos será necessário seguir a seguinte metodologia:
...