O GERENCIAMENTO DE ESTOQUE IMPLANTACÃO DO SISTEMA KANBAN NA EMPRESA SOLUMEC MANUTENÇÕES INDUSTRIAIS
Por: Felipe Salomão • 20/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 288 Visualizações
GERENCIAMENTO DE ESTOQUE IMPLANTACÃO DO SISTEMA KANBAN NA EMPRESA SOLUMEC MANUTENÇÕES INDUSTRIAIS
JAIRO PEREIRA RIBEIRO¹
PROFESSORA ORIENTADORA ANA LUCIA DE CARVALHO²
RESUMO
Essa pesquisa terá por objetivo avaliar como a ferramenta Kanban pode auxiliar no controle de entrada e saída de materiais no estoque da Empresa Solumec Manutenções Industriais, tendo como principal objetivo evitar a compra desnecessária de materiais. A pesquisa terá como foco a identificação de falhas no armazenamento e controle de estoque. A administração de estoques é utilizada no âmbito da empresa, para controlar os custos e melhorar a qualidade dos produtos. Na Solumec empresa em questão, foi analisada a gestão de estoques enfocando o estoque de materiais, apresentando alguns pontos positivos e negativos diagnosticados no referido estudo. Para equacionar este problema indica-se a adoção do sistema Kanban como ferramenta de níveis de estoque, pelo método de máximos e mínimos, o qual possibilitará calcular o nível de estoque eficiente e a organização quanto a entrada e saída de materiais, para que este possa ter o mínimo possível de materiais, mas que não provoque paradas no processo produtivo por falta de sobressalentes.[1]
Palavras-chaves: Kanban. Gestão de estoque. Controle de Desperdício.
1 INTRODUÇÃO
Novas técnicas para medir a eficiência têm influenciado, nos últimos tempos, o rumo das empresas no mercado competitivo. Atualmente sabe-se que uma gestão eficiente de estoque, em qualquer seguimento de mercado é capaz de colocar qualquer empresa em destaque, preparada para competir fortemente com qualquer concorrente no mercado, além de trazer à tona os problemas de todo ciclo produtivo. Outra vantagem da gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultando em redução de custo e economia nas aquisições de materiais. A administração de materiais visa eliminar qualquer operação que não agregue valor ao produto final é o ideal de todo o processo produtivo. Portanto, tempo de parada, estoque em excesso, sejam de produto intermediário, finais ou acabados, resultam em perdas, e sua eliminação gera redução de custos e aumento notável de produtividade. Métodos vinculados à filosofia Just in Time têm sido cada vez mais aplicados em todo o mundo, sendo o Kanban uma de suas principais ferramentas, que geralmente é empregado ao nível de chão de fábrica para auxílio de controle da produção e de organização de estoque. Este estudo de caso analisou de que maneira a arrumação de estoque, controle de entrada e saída pode evitar gastos supérfluos colaborando assim com a redução de custos.
- DELIMITAÇAO DO ESTUDO
Este estudo será realizado a partir da problemática apresentada, tem como objetivo a realização eficiente da organização do controle de estoque de porcas, arruelas e parafusos, materiais sobressalentes necessários a manutenção industrial, propondo melhorias adequadas a Empresa Solumec Manutenções Industriais, empresa fornecedora de materiais de manutenções que atua no mercado há 3 anos. O período que envolverá a pesquisa será de seis meses, outubro de 2018 a abril de 2019. Por meios de uma abordagem quali qualitativa a qual permitirá uma coleta de dados que irá compor a pesquisa, dados estes que serão coletados ao longo do processo de adequação do estoque.
- PROBLEMA DA PESQUISA
De que maneira a falta de organização de estoque faz com que compras desnecessárias aumentem os gastos da empresa Solumec Manutenções Industriais.
- OBJETIVO GERAL
Identificar como a falta de organização de estoque faz com que compras desnecessárias aumenta os gastos da Empresa Solumec Manutenções Industriais.
- OBJETIVO ESPECIFICO
- Analisar as condições de armazenamento,
- Propor novas formas de armazenamento,
- Buscar ferramentas de modo,
- JUSTIFICATIVA.
Um sistema de controle eficaz para a Empresa Solumec Manutenções Industriais indispensável, a utilização do sistema Kanban ajudara o setor de estoque que apresenta enorme deficiência controle do estoque será um desafio, mas este quando alcançado ajudara a empresa a minimizar perdas mantendo um estoque o suficiente evitando gastos sem necessidade. Um controle de estoque eficiente pode ser o grande diferencial de uma empresa para se manter viva no mercado e se sobressair ante a concorrência.
Logo, para a instituição a pesquisa torna-se relevante por medir e tratar em uma abordagem quantitativa os problemas advindos da má organização, higienização, controle e conservação dos materiais encontrados no almoxarifado de materiais da Empresa Solumec Manutenções Industriais, visando a maximização de resultados e a diminuição de perdas.
No que tange a formação acadêmica, a pesquisa impulsiona a aplicação de teorias e métodos; que no decorrer das análises retornarão em forma de dados e informações que certifiquem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Quanto à relevância profissional, a visão de tais problemas, a análise de falhas e o acompanhamento da aplicação de ações corretivas que tragam benefício à gestão de materiais da Empresa Solumec Manutenções Industriais, somadas às habilidades pessoais, agregam valor às futuras decisões e projetos a serem desenvolvidos.
- DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
Para Slack etal (1999, p. 41) estoque poderá ser definido como qualquer quantia de produto, objeto ou, material armazenado, seja de produto acabado, matéria prima ou insumos.
[...] um conjunto de bens armazenados, com características próprias, e que atende as necessidades da empresa. O estoque acomoda itens de toda natureza, tais como: administrativo: lápis, papeis, clipes, etc. manutenção ou reposição: ferramentas, parafusos, óleos e outros. Matérias primas: itens relacionados as atividades da empresa, utilizados em seu processo produtivo; geralmente, os mais caros e os mais estocados, devido a sua influência no ciclo.
...